Crianças e adolescentes em acolhimento institucional: perfil e situação sociojurídica

Imagem de Miniatura

Data

18-08-2021

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citar como

PANTOJA, Vanessa Dias. Crianças e adolescentes em acolhimento institucional: perfil e situação sociojurídica. Orientadora: Celina Maria Colino Magalhães. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13770. Acesso em:

DOI

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as informações processuais relacionadas ao acolhimento de crianças e adolescentes que estiveram sob medida protetiva em uma instituição no período de 2019 e 2020, no município de Belém/PA. O estudo contou com o preenchimento de 30 prontuários. Para a coleta de dados foram utilizados dois formulários, sendo um de caracterização de crianças e outro de caracterização de adolescentes. Os dados foram analisados quantitativamente por meio de estatística descritiva. Os resultados encontrados demonstraram a predominância de crianças e adolescentes do sexo feminino acolhidos na faixa etária de oito a 11 anos e que, em sua maioria, estavam cursando o ensino fundamental. Os principais motivos do acolhimento foram a negligência familiar, abandono, violência sexual e violência física. Cerca de 86,7% das crianças e adolescentes tinham irmãos acolhidos na mesma instituição. A maioria dos acolhidos estavam em seu primeiro acolhimento. O tempo de acolhimento na instituição atual foi superior a 18 meses para maioria dos participantes. Em relação a situação sociojurídica dos acolhidos no período da pesquisa, a prioridade foi o retorno à família de origem, em seus diferentes arranjos. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de estudos atualizados acerca do perfil das crianças e adolescentes acolhidos e de suas famílias, antes, durante e após o acolhimento, a fim de contribuir na reflexão acerca da prática das instituições de acolhimento e no aprimoramento de políticas públicas destinadas a essa população.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível via internet no correio eletrônico: https://ppgtpc.propesp.ufpa.br/index.php/br/teses-e-dissertacoes/dissertacoes/3675-2021