Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13832
Tipo: Dissertação
Data do documento: 29-Set-2020
Autor(es): MAGALHÃES, Degivane Lima
Primeiro(a) Orientador(a): CUNHA, Marcos André Dantas da
Título: Do desmatamento ao turismo: a construção de sentidos a partir da leitura de notícias sobre a Amazônia paraense
Citar como: MAGALHÃES, Degivane Lima. Do desmatamento ao turismo: a construção de sentidos a partir da leitura de notícias sobre a Amazônia paraense. Orientador: Marcos André Dantas da Cunha. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13832. Acesso em: .
Resumo: Esta pesquisa surgiu da necessidade de se buscar por atividades educacionais que contribuíssem efetivamente na formação do sujeito leitor por meio de práticas de ensino de leitura em uma perspectiva discursiva, levando em consideração a construção de sentidos da identidade paraense pelos sujeitos alunos, a partir da leitura de notícias sobre a Amazônia paraense. Delimitamos como foco de nossa análise duas temáticas que podem ser vistas como dicotômicas, apontariam para algo positivo e algo negativo a respeito do estado do Pará-Brasil (Amazônia), quais sejam, o desmatamento e o turismo. Nesse estudo, utilizamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso- AD de tradição francesa, especialmente, nas concepções de Foucault (1996; 2004; 2007; 2009), Pêcheux (1995; 1997), Orlandi (2001; 2015), Cunha (2011), entre outros. Nesse sentido, objetivamos que os alunos sujeitos leitores pudessem vislumbrar quais são as principais referências sociais e culturais que cercam a identidade paraense e como se processam estas na realidade deles. Este estudo foi desenvolvido com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Igarapé-Açu- PA. Para viabilizar nossa pesquisa, a metodologia principal empregada foi com base na pesquisa-ação, de cunho qualitativo. O corpus foi formado a partir de recortes de enunciados dos sujeitos alunos acerca das leituras de notícias sobre a temática do desmatamento e do turismo; relacionadas ao estado do Pará.
Abstract: This research arose from the need to search for educational activities that effectively contribute to the formation of the reading subject through reading teaching practices in a discursive perspective, taking into account the construction of meanings of Paraense identity by the student subjects, from reading news about the paraense Amazon. Delimited as the foces o four analysis, two themes that can be seen as dichotomous, they would point to something positive and something negative about Pará, which are, deforestation and tourism. In this way, we will seek in this research to work on reading and the construction of meanings based on readings of texts of this kind, especially those that bring discourses about Paraense identity (s). In this study, we used the theoretical and methodological assumptions of Discourse Analysis - AD of French tradition, especially in the conceptions of Foucault (1996; 2004; 2007; 2009), Pêcheux (1995; 1997), Orlandi (2001; 2006; 2015), Gregolin (2007), Cunha (2011), among others. In this sense, we aim that these students can glimpse what are the main social and cultural references that surround the Paraense identity and how they are processed in their reality. This study was developed with a 8th grade of elementary school in a public school in the municipality of Igarapé-Açu-PA. To make our research feasible, the main methodology used was based on action research, of a qualitative nature. The corpus was formed from clippings of responses from student subjects about the reading of news on the theme of deforestation and tourism; related to the state of Pará.
Palavras-chave: Discurso
Discourse
Leitura
Reading
Notícia
News
Sujeito
Subject
Identidade
Identity
Área de Concentração: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Linha de Pesquisa: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DoDesmatamentoTurismo.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons