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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 15-mar-2018
Autor(es): GUIMARÃES FILHO, José dos Santos
Primer Orientador: QUARESMA, João Cláudio Brandemberg
Título : Um estudo do liber quadratorum (1225) de Leonardo Fibonacci (1180 – 1250) e suas potencialidades para o ensino de matemática
Citación : GUIMARÃES FILHO, José dos Santos. Um estudo do liber quadratorum (1225) de Leonardo Fibonacci (1180 – 1250) e suas potencialidades para o ensino de matemática. Orientador: Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg Quaresma. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13881. Acesso em:.
Resumen: Neste relatório de pesquisa evidenciamos o matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido como Fibonacci, o qual nos referimos como Leonardo Fibonacci, que contribuiu significativamente para a comunidade matemática de sua época, despertando atenção de pessoas importantes desse período como o rei Frederico II, e a seu convite Leonardo Fibonacci participa de um torneio matemático, o qual, teve como seguimento a construção de sua quarta obra (que temos conhecimento) o Liber Quadratorum. Desta forma nos ocorre o seguinte questionamento: quais são as potencialidades didático/pedagógicas que podem ser evidenciadas a partir dessas proposições e suas demonstrações que podem ser usadas em sala de aula para efetivar o ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos? Para responder este questionamento, objetivamos nesse relatório de pesquisa, analisar os problemas contidos no Liber Quadratorum de Leonardo Fibonacci, no qual visamos um maior entendimento dos conceitos, provendo um material em português e buscando possíveis potenciais didático/pedagógicos. Para tanto, buscamos materiais que subsidiassem o estudo e um texto base para a construção do material em português referente a doze proposições contidas no Liber Quadratorum, que versam sobre a relação de sequências de números ímpares consecutivos e números quadrados, para tanto, partimos de livro The book of squares de L. E. Sigler de 1987, como nossa referência principal e B. R. McClenon em seu trabalho intitulado Leonardo of Pisa his Liber Quadratorum de 1919 como nossa referência secundária. Fizemos um passeio pelo período vivenciado por este importante personagem, que foi professor e escreveu sobre a matemática, assim destacamos sua influência para o desenvolvimento e divulgação dos métodos algorítmicos da matemática árabe na Europa no início do século XIII, a partir de um diagrama modelo proposto por Chaquiam (2015, 2016), assim, foi construído uma base para que pudéssemos apontar as potencialidades didático/pedagógicas deste livro de Leonardo Fibonacci, considerando, principalmente, os argumentos reforçadores de Miguel (1997) e Miguel e Miorim (2004). Após as análises, foi possível responder ao nosso questionamento e pudemos apontar potencialidades como: construção de diversas formas de encontrar as ternas pitagóricas, atividades de potenciação, principalmente de quadrados, atividades com raiz quadrada, entre outros descritos neste relatório. Desta forma, manumitir o Liber Quadratorum para fins explicitamente pedagógicos, vetorizando o ensino, pode em muito prestar grande auxilio ao educador matemático que queira traçar caminhos que vão ao encontro das necessidades do aluno.
Resumen : In this research report we show the Italian mathematician Leonardo de Pisa, better known as Fibonacci, who we refer to as Leonardo Fibonacci, who contributed significantly to the mathematical community of his time, attracting attention from important people of this period such as King Frederick II, and to his invitation Leonardo Fibonacci participates of a mathematical tournament, which, as a follow up the construction of his fourth work (that we have known) the Liber Quadratorum. In this way the following question occurs to us: what are the didactic / pedagogical potentialities that can be evidenced from these propositions and their demonstrations that can be used in the classroom to effect the teaching / learning of mathematical contents? In order to answer this question, we aim in this research report to analyze the problems contained in Leonardo Fibonacci 's Liber Quadratorum, in which we aim at a better understanding of the concepts, providing a material in Portuguese and searching for possible didactic / pedagogical potentials. To do so, we searched for materials that subsidized the study and a basic text for the construction of the material in Portuguese referring to twelve propositions contained in the Liber Quadratorum, which deal with the sequence of consecutive odd numbers and square numbers. The book of squares of LE Sigler of 1987, as our main reference and BR McClenon in his work titled Leonardo of Pisa his Liber Quadratorum of 1919 as our secondary reference. We took a tour of the period experienced by this important character, who was a teacher and wrote about mathematics, so we highlight its influence for the development and dissemination of algorithmic methods of Arab mathematics in Europe in the early thirteenth century, from a proposed model diagram by Chaquiam (2015, 2016), thus, a basis was built so that we could point out the didactic / pedagogical potentialities of this book by Leonardo Fibonacci, especially considering the reinforcing arguments of Miguel (1997) and Miguel and Miorim (2004). After the analysis, it was possible to respond to our questioning and we could point out potentialities such as: construction of several ways to find the Pythagorean triples, potentiation activities, mainly squares, activities with square root, among others described in this report. In this way, to maintain the Liber Quadratorum for explicitly pedagogical purposes, by vectorizing the teaching, can greatly assist the mathematical educator who wants to trace paths that meet the needs of the student.
Palabras clave : História da matemática
Leonardo Fibonacci
Liber Quadratorum
Ensino de matemática
History of mathematics
Mathematics teaching
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS,SABERES E VALORES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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