Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SÁNCHEZ SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T13:37:23Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T13:37:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.citation | SÁNCHEZ SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto. Aprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no geogebra: um estudo de caso. Orientador: Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg Quaresma. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13888. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13888 | - |
dc.description.abstract | This research focuses on the geometric learning manifested by a group of future teachers from the Integrated Degree in Science, Mathematics and Languages of the Institute of Mathematical and Scientific Education (IEMCI) and three mathematics teachers who participate in the activities of Simulators with GeoGebra (ESG). Specifically, in the construction of a circular sector in GeoGebra to represent the crankshaft part of a two-stroke engine. From the historicalcultural point of view of the Objectification Theory, this learning is analyzed with attention to the objectification processes of geometric knowledge manifested during a series of activities carried out in the moments of mathematization and mathematical work, using a multisemiotic analysis. The results highlight some aspects of the objectification processes evidenced in the performance of teachers and students in relation to the activities carried out to represent the circular sector in GeoGebra and the semiotic means used by individuals. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-01T13:37:13Z No. of bitstreams: 2 AprendizagemGeometricaTorno_Dissertacao.pdf: 2016650 bytes, checksum: f42f3d49deb386ff7f795667643cb032 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-01T13:37:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 AprendizagemGeometricaTorno_Dissertacao.pdf: 2016650 bytes, checksum: f42f3d49deb386ff7f795667643cb032 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-01T13:37:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 AprendizagemGeometricaTorno_Dissertacao.pdf: 2016650 bytes, checksum: f42f3d49deb386ff7f795667643cb032 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-02-20 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem geométrica | pt_BR |
dc.subject | Elaboração de simuladores com GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Processos de objetivação | pt_BR |
dc.subject | Análise multisemiótico | pt_BR |
dc.subject | Geometric apprenticeship | pt_BR |
dc.subject | Development of simulators with GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Objetivação processes | pt_BR |
dc.subject | Multi-semiotic analysis | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no GeoGebra: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação Matemática e Científica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | QUARESMA, João Cláudio Brandemberg | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3873561463033176 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0368628171069872 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa enfoca a aprendizagem geométrica manifestada por um grupo de futuros professores da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e três professores de matemática que participam das atividades de Elaboração de Simuladores com GeoGebra (ESG). Especificamente, na construção de um setor circular no GeoGebra para representar a parte do virabrequim de um motor de dois tempos. Do ponto de vista histórico-cultural da Teoria de Objetivação, essa aprendizagem é analisada com atenção aos processos de objetivação do saber geométrico manifestados durante uma série de atividades realizadas nos momentos de matematização e trabalho matemático, utilizando uma análise multisemiótico. Os resultados destacam alguns aspectos dos processos de objetivação evidenciados no desempenho de professores e alunos em relação às atividades realizadas para representar o setor circular no GeoGebra e os meios semióticos utilizados pelos indivíduos. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-2485-1059 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-8848-3550 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AprendizagemGeometricaTorno_Dissertacao.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons