Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSÁNCHEZ SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto-
dc.date.accessioned2022-02-01T13:37:23Z-
dc.date.available2022-02-01T13:37:23Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationSÁNCHEZ SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto. Aprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no geogebra: um estudo de caso. Orientador: Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg Quaresma. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13888. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13888-
dc.description.abstractThis research focuses on the geometric learning manifested by a group of future teachers from the Integrated Degree in Science, Mathematics and Languages of the Institute of Mathematical and Scientific Education (IEMCI) and three mathematics teachers who participate in the activities of Simulators with GeoGebra (ESG). Specifically, in the construction of a circular sector in GeoGebra to represent the crankshaft part of a two-stroke engine. From the historicalcultural point of view of the Objectification Theory, this learning is analyzed with attention to the objectification processes of geometric knowledge manifested during a series of activities carried out in the moments of mathematization and mathematical work, using a multisemiotic analysis. The results highlight some aspects of the objectification processes evidenced in the performance of teachers and students in relation to the activities carried out to represent the circular sector in GeoGebra and the semiotic means used by individuals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-01T13:37:13Z No. of bitstreams: 2 AprendizagemGeometricaTorno_Dissertacao.pdf: 2016650 bytes, checksum: f42f3d49deb386ff7f795667643cb032 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-02-01T13:37:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 AprendizagemGeometricaTorno_Dissertacao.pdf: 2016650 bytes, checksum: f42f3d49deb386ff7f795667643cb032 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-01T13:37:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 AprendizagemGeometricaTorno_Dissertacao.pdf: 2016650 bytes, checksum: f42f3d49deb386ff7f795667643cb032 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-02-20en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectAprendizagem geométricapt_BR
dc.subjectElaboração de simuladores com GeoGebrapt_BR
dc.subjectProcessos de objetivaçãopt_BR
dc.subjectAnálise multisemióticopt_BR
dc.subjectGeometric apprenticeshippt_BR
dc.subjectDevelopment of simulators with GeoGebrapt_BR
dc.subjectObjetivação processespt_BR
dc.subjectMulti-semiotic analysispt_BR
dc.titleAprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no GeoGebra: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1QUARESMA, João Cláudio Brandemberg-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3873561463033176pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368628171069872pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa enfoca a aprendizagem geométrica manifestada por um grupo de futuros professores da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e três professores de matemática que participam das atividades de Elaboração de Simuladores com GeoGebra (ESG). Especificamente, na construção de um setor circular no GeoGebra para representar a parte do virabrequim de um motor de dois tempos. Do ponto de vista histórico-cultural da Teoria de Objetivação, essa aprendizagem é analisada com atenção aos processos de objetivação do saber geométrico manifestados durante uma série de atividades realizadas nos momentos de matematização e trabalho matemático, utilizando uma análise multisemiótico. Os resultados destacam alguns aspectos dos processos de objetivação evidenciados no desempenho de professores e alunos em relação às atividades realizadas para representar o setor circular no GeoGebra e os meios semióticos utilizados pelos indivíduos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2485-1059pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8848-3550pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendizagemGeometricaTorno_Dissertacao.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons