Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13888
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 20-Feb-2020
metadata.dc.creator: SÁNCHEZ SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto
metadata.dc.contributor.advisor1: QUARESMA, João Cláudio Brandemberg
Title: Aprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no GeoGebra: um estudo de caso
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: SÁNCHEZ SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto. Aprendizagem geométrica em torno das ideias presentes na simulação de um motor a dois tempos no geogebra: um estudo de caso. Orientador: Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg Quaresma. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13888. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa enfoca a aprendizagem geométrica manifestada por um grupo de futuros professores da Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e três professores de matemática que participam das atividades de Elaboração de Simuladores com GeoGebra (ESG). Especificamente, na construção de um setor circular no GeoGebra para representar a parte do virabrequim de um motor de dois tempos. Do ponto de vista histórico-cultural da Teoria de Objetivação, essa aprendizagem é analisada com atenção aos processos de objetivação do saber geométrico manifestados durante uma série de atividades realizadas nos momentos de matematização e trabalho matemático, utilizando uma análise multisemiótico. Os resultados destacam alguns aspectos dos processos de objetivação evidenciados no desempenho de professores e alunos em relação às atividades realizadas para representar o setor circular no GeoGebra e os meios semióticos utilizados pelos indivíduos.
Abstract: This research focuses on the geometric learning manifested by a group of future teachers from the Integrated Degree in Science, Mathematics and Languages of the Institute of Mathematical and Scientific Education (IEMCI) and three mathematics teachers who participate in the activities of Simulators with GeoGebra (ESG). Specifically, in the construction of a circular sector in GeoGebra to represent the crankshaft part of a two-stroke engine. From the historicalcultural point of view of the Objectification Theory, this learning is analyzed with attention to the objectification processes of geometric knowledge manifested during a series of activities carried out in the moments of mathematization and mathematical work, using a multisemiotic analysis. The results highlight some aspects of the objectification processes evidenced in the performance of teachers and students in relation to the activities carried out to represent the circular sector in GeoGebra and the semiotic means used by individuals.
Keywords: Aprendizagem geométrica
Elaboração de simuladores com GeoGebra
Processos de objetivação
Análise multisemiótico
Geometric apprenticeship
Development of simulators with GeoGebra
Objetivação processes
Multi-semiotic analysis
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: HISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAIS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendizagemGeometricaTorno_Dissertacao.pdf1,97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons