Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13907
Tipo: Dissertação
Data do documento: 30-Ago-2021
Autor(es): ROCHA, Nívea Lais Marques da Costa,
Afiliação do(s) Autor(es): SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de
Título: Círculo de leitura : uma proposta para a leitura de o Fantasma de Canterville de Oscar Wilde no Ensino Fundamental
Agência de fomento: 
Citar como: ROCHA, Nivea Lais Marques da Costa. Círculo de leitura: uma proposta para a leitura de o Fantasma de Canterville de Oscar Wilde no Ensino Fundamental. Orientador: Fernando Maúes de Faria Júnior. 2021. 70 f., Caderno pedagógico (37 f, il.). Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13907. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho procura discutir a formação de leitores de literatura, em especial de narrativas ficcionais, a partir da experiência de um círculo de leitura em uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual do distrito de Icoaraci, localizado em Belém, PA. O percurso incluiu, num primeiro momento, a leitura e reflexão acerca do papel da literatura na formação humana e escolar; da presença do texto literário nos documentos oficiais, notadamente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), homologada em 2018; da caracterização e modalidades dos círculos de leitura. Para tanto, adotou-se como repertório teórico Daniels (2002), Cosson (2017, 2018), Candido (2004), Todorov (2009), De Maria (2016), Colomer (2007), Rezende (2013), Dalvi (2013), Aguiar (2013), Yunes, (1999, 2009), Bajour (2012) e Souza e Girotto (2011). No segundo momento, a partir de Thiollent (2011), a dissertação traz o contexto da pesquisa e seus sujeitos para, em seguida, tratar dos procedimentos diagnósticos e descrever a proposta de atividade, reproduzida em produto pedagógico em anexo, focada na leitura coletiva da obra O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde. Esperamos que essa proposta auxilie os professores de Língua Portuguesa que atuam no ensino fundamental e que desejam iniciar ou continuar um trabalho com o texto literário em suas turmas, além de qualificar e incentivar a leitura literária entre os alunos.
Abstract: This paper seeks to discuss the formation of literature readers, especially fictional narratives, from the experience of a reading circle in a 9th grade elementary school class in a state public school in the district of Icoaraci, located in Belém , PA. The path included, at first, reading and reflecting on the role of literature in human and school education; the presence of the literary text in official documents, notably in the Common National Curriculum Base (BNCC), approved in 2018; the characterization and modalities of reading circles. For this, Daniels (2002), Cosson (2017, 2018), Candido (2004), Todorov (2009), De Maria (2016), Colomer (2007), Rezende (2013), Dalvi (2013) were adopted as theoretical repertoires.), Aguiar (2013), Yunes, (1999, 2009), Bajour (2012) and Souza and Girotto (2011). Secondly, from Thiollent (2011), the dissertation brings the context of the research and its subjects to then deal with the diagnostic procedures and describe the proposed activity, reproduced in an attached pedagogical product, focused on the collective reading of the work The Ghost of Canterville, by Oscar Wilde. We hope that this proposal will help Portuguese Language teachers who work in elementary school and who wish to start or continue a work with the literary text in their classes, in addition to qualifying and encouraging literary reading among students.
Palavras-chave: Círculos de leitura
Reading circles
Leitura literária
Literacy reading
Ensino fundamental
Elementary School
O fantasma de Canterville
The Canterville Ghost
Formação de leitores
Reader training
Área de Concentração: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Linha de Pesquisa: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CirculosLeituraProposta.pdf917,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons