Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13915
Tipo: Artigo de Evento
Fecha de publicación : nov-2020
Autor(es): MAIA, Paulo Cesar Chagas
SILVA JÚNIOR, Monaldo Begot da
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : O uso da informação como elemento de suporte aos processos decisoriais na outorga de direito de uso dos recursos hídricos no estado do Pará
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : MAIA, Paulo Chagas; SILVA JÚNIOR, Monaldo Begot da. O uso da informação como elemento de suporte aos processos decisoriais na outorga de direito de uso dos recursos hídricos no estado do Pará. In: COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE, 11., 2020, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: UNAMA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13915. Acesso em:.
Resumen: A pesquisa objetivou analisar como informação ambiental hídrica pode ser relevante para os gestores ambientais tomarem decisões no processo de gestão do território das águas, a partir da informação hídrica, neste novo cenário da gestão das águas. Pretende-se identificar as contribuições das informações sobre a outorga no processo de gestão das regiões hidrográficas do estado do Pará, enfatizando seu uso, tipologia e finalidade no território paraense. O arcabouço teórico da pesquisa foi delineado sob as literaturas da informação, gestão de recursos hídricos e outorga da água. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. São utilizados como fontes de dados livros, artigos de periódicos, dissertações, teses, anais, páginas eletrônicas, legislações e documentos oficiais, assim como, os dados públicos disponibilizados no Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado do Pará (SGERH) e Sistema de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM – Técnico), onde os dados foram disponibilizados pela Diretoria de Recursos Hídricos (DIREH) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). A pesquisa mostra, a partir da análise que a organização, o acesso e a sistematização da informação ambiental hídrica nas organizações ambientais, através da outorga, possibilitará aos gestores públicos e atores sociais identificarem, antecipadamente, os impactos que poderão ser causados ao meio ambiente e elaborar estratégias para controlar, monitorar, operar e fiscalizar constantemente os problemas ambientais causados pela ação do homem sobre os recursos hídricos.
Palabras clave : Gestão de recursos hídricos
Outorga da água
Informação
Series/Report no.: Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade
metadata.dc.subject.theme: Reinvenções Organizacionais em Tempos de Transição
metadata.dc.subject.thematicaxis: Gestão Pública e do Desenvolvimento
ISSN : 2526-9518
País: Brasil
Editorial : Universidade da Amazônia
Sigla da Instituição: UNAMA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://revistas.unama.br/index.php/coloquio/article/view/2261
Aparece en las colecciones: Trabalhos Apresentados em Eventos - NUMA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_UsoInformacaoElemento.pdf982,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons