Ensino e aprendizagem de matemática na síndrome de Williams-Beuren: uma abordagem a partir de pesquisas em neurociência cognitiva

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2020-02-28

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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SILVA, Fabio Colins da. Ensino e aprendizagem de matemática na síndrome de Williams-Beuren: uma abordagem a partir de pesquisas em neurociência cognitiva. Orientador: Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2020. 145 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13932. Acesso em:.

DOI

As pesquisas em Neurociência Cognitiva apontam evidências que podem colaborar para as práticas didático-pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática para alunos com discalculia (KAUFMANN; VON ASTER, 2012; LENT, 2018; HAASE, DORNELES, 2018). É nesse contexto que a presente pesquisa tem como objetivo investigar o efeito do Treino Computadorizado de Habilidades Matemáticas sobre o desenvolvimento da Cognição Numérica (senso numérico, processamento numérico e cálculo) em um estudante adulto com Síndrome de Williams-Beuren. Esta síndrome causa transtorno específico da aprendizagem matemática e compromete habilidades relacionadas aos domínios da Cognição Numérica, segundo modelo do código triplo proposto por Dehaene (1995; 1999; 2001). Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O participante foi avaliado nos três domínios da Cognição Numérica em dois momentos distintos (pré-teste e pós-teste) por meio de um protocolo de rastreio da discalculia, o PROMAT. Para melhorar o desempenho nas habilidades matemáticas foi utilizado a intervenção digital Dybuster Calcularis, um treinamento sistematizado e consecutivo realizado por um período de 12 semanas. Os relatórios gerados pela intervenção apontaram benefícios expressivos em diversas habilidades, tais como a estimativa da magnitude simbólica e não simbólica; a estimativa súbita de numerosidade; a estimativa de adição de conjuntos de pontos sem contá-los; o desenvolvimento da contagem oral crescente e decrescente; a produção e a compreensão numérica; a linha numérica; o valor posicional e cálculo de adição e de subtração com até dois dígitos. No entanto, os resultados não foram expressivos em habilidades relacionadas ao conhecimento de procedimentos de cálculo de multiplicação e de divisão com até dois dígitos e a evocação de fatos aritméticos. Por fim, a pesquisa possibilitou refletir sobre a importância de organizar um Designer de Atendimento Educacional Individualizado a partir de evidências de estudos em Neurociências Cognitivas.

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SILVA, Fabio Colins da. Ensino e aprendizagem de matemática na síndrome de Williams-Beuren: uma abordagem a partir de pesquisas em neurociência cognitiva. Orientador: Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2020. 145 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13932. Acesso em:.