Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13932
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 28-Feb-2020
metadata.dc.creator: SILVA, Fabio Colins da
metadata.dc.description.affiliation: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ – SEDUC
metadata.dc.contributor.advisor1: GONÇALVES, Tadeu Oliver
Title: Ensino e aprendizagem de matemática na síndrome de Williams-Beuren: uma abordagem a partir de pesquisas em neurociência cognitiva
Citation: SILVA, Fabio Colins da. Ensino e aprendizagem de matemática na síndrome de Williams-Beuren: uma abordagem a partir de pesquisas em neurociência cognitiva. Orientador: Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2020. 145 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13932. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: As pesquisas em Neurociência Cognitiva apontam evidências que podem colaborar para as práticas didático-pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática para alunos com discalculia (KAUFMANN; VON ASTER, 2012; LENT, 2018; HAASE, DORNELES, 2018). É nesse contexto que a presente pesquisa tem como objetivo investigar o efeito do Treino Computadorizado de Habilidades Matemáticas sobre o desenvolvimento da Cognição Numérica (senso numérico, processamento numérico e cálculo) em um estudante adulto com Síndrome de Williams-Beuren. Esta síndrome causa transtorno específico da aprendizagem matemática e compromete habilidades relacionadas aos domínios da Cognição Numérica, segundo modelo do código triplo proposto por Dehaene (1995; 1999; 2001). Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O participante foi avaliado nos três domínios da Cognição Numérica em dois momentos distintos (pré-teste e pós-teste) por meio de um protocolo de rastreio da discalculia, o PROMAT. Para melhorar o desempenho nas habilidades matemáticas foi utilizado a intervenção digital Dybuster Calcularis, um treinamento sistematizado e consecutivo realizado por um período de 12 semanas. Os relatórios gerados pela intervenção apontaram benefícios expressivos em diversas habilidades, tais como a estimativa da magnitude simbólica e não simbólica; a estimativa súbita de numerosidade; a estimativa de adição de conjuntos de pontos sem contá-los; o desenvolvimento da contagem oral crescente e decrescente; a produção e a compreensão numérica; a linha numérica; o valor posicional e cálculo de adição e de subtração com até dois dígitos. No entanto, os resultados não foram expressivos em habilidades relacionadas ao conhecimento de procedimentos de cálculo de multiplicação e de divisão com até dois dígitos e a evocação de fatos aritméticos. Por fim, a pesquisa possibilitou refletir sobre a importância de organizar um Designer de Atendimento Educacional Individualizado a partir de evidências de estudos em Neurociências Cognitivas.
Abstract: Research on Cognitive Neuroscience points to evidence that may contribute to didactpedagogical practices related to the teaching of mathematics for students with dyscalculia (KAUFMANN; VON ASTER, 2012; LENT, 2018; HAASE, DORNELES, 2018). It is in this context that this research aims to investigate the effect of Computerized Mathematical Training on the development of Numerical Cognition (numerical sense, numerical processing and calculus) in an adult student with Williams-Beuren Syndrome. This syndrome causes specific disorder of mathematical learning and compromises skills related to the domains of Numerical Cognition, according to the triple code model proposed by Dehaene (1995; 1999; 2001). This was a qualitative approach research of the case study type. The participant was evaluated in the three domains of Numerical Cognition at two different times (pretest and posttest) using a dyscalculia screening protocol, PROMAT. To improve performance in mathematical skills, the Dybuster Calcularis digital intervention was used, a systematic and consecutive training performed for a period of 12 weeks. The reports generated by the intervention pointed to significant benefits in several skills, such as the estimation of symbolic and non-symbolic magnitude; the sudden estimate of numerosity; the estimation of adding sets of points without counting them; the development of increasing and decreasing oral counting; production and numerical understanding; the number line; the positional value and addition and subtraction calculation with up to two digits. However, the results were not expressive in skills related to knowledge of multiplication and division calculation procedures with up to two digits and the evocation of arithmetic facts. Finally, the research allowed us to reflect on the importance of organizing an Individualized Educational Care Designer based on evidence from studies in Cognitive Neuroscience.
Keywords: Neurociência cognitiva
Cognição numérica
Síndrome de Williams
Formação de professores
Educação matemática
Cognitive neuroscience
Numerical cognition
Williams syndrome
Teacher training
Mathematical education
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS,SABERES E VALORES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoAprendizagemMatematica_Tese.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons