Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13981
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 28-Apr-2020
metadata.dc.creator: PALHETA, Franciney Carvalho
metadata.dc.description.affiliation: Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN / UFPA
metadata.dc.contributor.advisor1: LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de
Title: Capital global das escolas e desigualdade de desempenho em matemática em avaliações de larga escala no Brasil
Citation: PALHETA, Franciney Carvalho. Capital global das escolas e desigualdade de desempenho em matemática em avaliações de larga escala no Brasil. 2020. 133 f. Orientadora: Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. 2020. 133 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13981. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a desigualdade de desempenho em Matemática, de estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental, em avaliação educacional em larga escala, no caso, a Prova Brasil. O objetivo é mostrar a relação da desigualdade de desempenho em Matemática dos estudantes de 5o ano do Ensino Fundamental, na Prova Brasil, com a distribuição de capitais econômicos, culturais e sociais pelas escolas. É uma pesquisa quanti-qualitativa, com uma amostra de 2.592 escolas, que utilizou dados do SAEB e do CENSO ESCOLAR, ambos de 2015. Fundamenta-se teoricamente nos conceitos da Teoria de Bourdieu, a saber: capital econômico, capital cultural, capital social, campos e habitus, para construir indicadores de contextos, com base na Teoria da Resposta ao Item. Assim, chegou-se a nove componentes relacionados aos referidos capitais, para as escolas da amostra, categorizadas em uma escala de quatro níveis (BAIXO, MÉDIO, INTERMEDIÁRIO e SUPERIOR). Para fazer a análise da relação de capitais com a desigualdade de desempenho em Matemática, foi criado um Painel de Indicadores de capitais, utilizado para obter a distribuição de capitais pelas escolas. Realizou-se igualmente um cruzamento do Painel de Indicadores com cinco faixas de desigualdade de desempenho em Matemática. A pesquisa mostrou que embora haja redes de ensino que consigam alcançar ou superar as metas do IDEB essas redes ainda apresentam grande desigualdade de desempenho em Matemática. A transferência de capital cultural pelas escolas é mais significativa por meio dos capitais associados aos professores (culturais e sociais). À medida que ocorre maior descapitalização de capitais nas escolas, maior é a desigualdade de desempenho dos estudantes em Matemática, isto é, há uma relação inversa entre capital global disponível nas escolas e desigualdade de desempenho em Matemática.
Abstract: This research presents a study on the inequality of performance in Mathematics, of students of the 5th year of Elementary School, in large-scale educational evaluation, in this case, Prova Brasil. The objective is to show the relation of the inequality of performance in Mathematics of the students of 5th grade of elementary school, in Prova Brasil, with the distribution of economic, cultural and social capital by schools. It is a quanti-qualitative research, with a sample of 2,592 schools, which used data from SAEB and the SCHOOL CENSUS, both from 2015. It is theoretically based on the concepts of Bourdieu's Theory, namely: economic capital, cultural capital, social capital, fields and habitus, to build context indicators, based on Item Response Theory. Thus, nine components related to these capitals were arrived at, for the schools in the sample, categorized on a four-level scale (LOW, MEDIUM, INTERMEDIATE and SUPERIOR). In order to analyze the relationship between capital and inequality of performance in Mathematics, a Panel of Capital Indicators was created, used to obtain the distribution of capital among schools. There was also a crossing of the Indicators Panel with five ranges of performance inequality in Mathematics. The research showed that although there are educational networks that manage to reach or exceed IDEB goals, these networks still present great inequality of performance in Mathematics. The transfer of cultural capital by schools is more significant through the capital associated with teachers (cultural and social). As greater capital decapitalization occurs in schools, the greater is the inequality of performance of students in Mathematics, that is, there is an inverse relationship between global capital available in schools and inequality of performance in Mathematics.
Keywords: Desigualdade de desempenho em matemática
Teoria de Bourdieu
Teoria de reposta ao item
Prova Brasil
IDEB
Performance inequality in mathematics
Bourdieu's theory
Item response theory
Prova Brazil
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: CULTURA E SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CapitalGlobalEscolas_Tese.pdf5,35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons