Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14019
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 28-Dec-2020
metadata.dc.creator: RAMOS, José Maria Guimarães
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
metadata.dc.contributor.advisor1: MORAES JÚNIOR, Manoel Ribeiro de
Title: “Filho que é filho não abandona a mãe, e a mãe não abandona o filho”: Testemunhos de milagres na devoção à Nossa senhora de Nazaré em Belém do Pará
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: RAMOS, José Maria Guimarães. “Filho que é filho não abandona a mãe, e a mãe não abandona o filho”: Testemunhos de milagres na devoção à Nossa senhora de Nazaré em Belém do Pará. Orientadora: Manoel Ribeiro de Moraes Júnior. 2020. 273 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2020. .Disponível em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14019. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é um estudo sobre o catolicismo popular presente em Belém do Pará em um exercício de analisar elementos do imaginário social dos devotos da Virgem de Nazaré a partir dos elementos observados nas narrativas de milagres que assumem a forma de testemunhos, dos quais se faz uma abordagem hermenêutica. O campo de pesquisa foi a Casa de Plácido, e foi construído em torno de ações que caracterizam a dinâmica dos testemunhos, ou seja, narrativas de romarias, curas, graças e milagres. O pressuposto é que testemunhos de milagres fazem parte de um processo social, de uma visão religiosa do mundo que ajuda a configurar e compreender a cultura local. Por isso, o instrumental teórico escolhido para esta análise é a hermenêutica do testemunho de Paul Ricoeur, que é uma teoria para interpretar como o testemunho de cunho religioso e seus significados sociais são expressos nas narrativas testemunhais dos devotos.
Abstract: The present work is a study on popular Catholicism stands in Belém - Pará, it is an exercise of analyzing elements of the social imaginary of the devotees of the Virgin of Nazaré from the elements observed in the narratives of miracles that take the form of testimonies, of which are takes a hermeneutical approach. The research field, that is, the Casa de Plácido, was built around actions that characterizes the dynamics of the testimonies, that is, narratives of pilgrimages, healings, graces and miracles. The assumption is that testimonies of miracles are part of a social process, of a religious view of the world that helps to configure and understand the local culture. For this reason, the theoretical instrument chosen for this analysis is the hermeneutics of Paul Ricoeur's testimony, which is a theory to interpret as the testimony of a religious nature and its social meanings expressed in the testimonial narratives of the devotees.
Keywords: Religiosidade popular
Imaginário
Religião e sociedade
Testemunho
Popular religiosity
Imaginary
Religion and society
Testimony
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ANTROPOLOGIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: RELIGIÃO, CULTURA, SIMBOLISMO E PODER
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Sociologia e Antropologia (Doutorado) - PPGSA/IFCH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_FilhoNaoAbandona.pdf4,19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons