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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14065
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 14-Fev-2020 |
Autor(es): | MACHADO, Edina Fialho |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade do Estado do Pará - UEPA |
Primeiro(a) Orientador(a): | MENDES, Iran Abreu |
Título: | A epistemologia histórica cultural de Roger Chartier em teses sobre história da educação matemática no Brasil (2000-2018) |
Agência de fomento: | UEPA - Universidade do Estado do Pará |
Citar como: | MACHADO, Edina Fialho. A epistemologia histórica cultural de Roger Chartier em teses sobre história da educação matemática no Brasil (2000-2018). Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2020. 258 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14065. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho problematiza sobre o modo como a produção científica em História da Educação Matemática em programas de Pós-graduação em universidades brasileiras mobilizaram os conceitos de Práticas, Representações e Apropriações, de Roger Chartier, em teses de doutoramento. Para compreender essa problematização tomamos como fundamentos teóricos e metodológicos os princípios da História Cultural, advindos de Chartier (1990, 1991, 2012, 2016, 2018, 2019) e suas reinterpretações para usos no campo da História da Educação Matemática, no diálogo estabelecido com as ideias de Valente (2013, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019). Objetivou conhecer e ponderar como esses três conceitos foram mobilizados na produção científica em Teses de doutoramento em História da Educação Matemática, defendidas em programas de Pós-graduação em universidades brasileiras, entre os anos de 2000 a 2018. Para alcançar os objetivos realizamos um levantamento bibliográfico e documental no banco de dados da CAPES, Bibliotecas virtuais de universidades brasileiras e o Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa em História da Matemática (CREPHIMat). A análise foi realizada na lógica de Totalidade Holográfica. Os resultados apontam que as pesquisas de teses em História da Educação Matemática com abordagem da História Cultural têm uma significativa produção que vem sendo ampliada para a constituição de uma epistemologia própria no Brasil. Todavia, em relação à mobilização da epistemologia histórica cultural de Roger Chartier, a produção foi incipiente entre os anos de 2000 a 2007, com um movimento crescente entre os anos de 2010 a 2018, por meio de diversas maneiras de mobilização e de representações dessa epistemologia, a partir das apropriações e de critérios estabelecidos pelos autores. Materialmente, os objetos que foram mais frequentes nas pesquisas analisadas, referem-se, a formação docente em Matemática, a vidas de professores de Matemática, ao Movimento da Matemática Moderna, às práticas de ensino, conteúdos, currículos e livros didáticos de Matemática. Identificamos que a produção está concentrada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, com crescimento nas regiões Nordeste e Norte, entre os anos de 2015 e 2018. Concluímos que existe um crescimento recente de diferentes maneiras de mobilização da tríade epistemológica histórica cultural de Roger Chartier como elementos de conexão entre as práticas, as representações e as apropriações na produção científica em História da Educação Matemática, a qual, está em processo acelerado de consolidação como uma fundamentação teórica-metodológica própria dessa área no Brasil pela mobilização da epistemologia de Roger Chartier. |
Résumé: | Ce travail c’est la réflexion à partir de la question suivante: «Comment les auteurs de thèses de doctorat na histoire de l’éducation mathématique dans les programmes troisièmme cycle dans les universités brésiliennes, ont mobilisés les concepts de Pratiques, Représentations et Appropriations de Roger Chartier, dans ces travaux? » Pour comprendre cette réflexion nous avons pris comme base théorique et méthodologique les 23ecente23e de l’histoire culturelle, resultat de la production écrite de Chartier (1990, 1991, 2016, 2018, 2019) et ses ré-interprétations em l’histoire de l’éducation mathématique, le dialogue établit avec les idées de Valente (2014, 2016, 2017, 2018, 2019). Objectifou, justement, connaître et réfléchir comment ces trois concepts ont été mobilisés dans la production scientifique, les thèses de doctorat na histoire de l’éducation mathématique soutenues dans des programmes de troisièmme cycle dans les universités brésiliennes, entre 2000 et 2018. Pour réussir aux objectifs, nous avons réalisé une recherche bibliographique et documentale; à la banque de donnés de la CAPES, dans les bibliothèques virtuelles des universités brésiliennes et dans le Centre Brésilien de Référence na Recherche na Histoire de la Mathématique –CREPHIMat. L’analyse a été réalisée la logique de la totalité holographie. Les résultats ont 23ecente que les recherches de thèses na Histoire de l’Éducation Mathématique avec une approche de l’histoire culturelle ont une production remarquable qui s’élargie vers la direction de la consolidation d’une épistémologie spécifique du Brésil. Cependant, par rapport la mobilisation de l’épistémologie historique culturelle de Roger Chartier au Brésil, la production n’a pas été remarquable entre les années 2000 a 2007, 23ec s’est développée dans la période de 2010 à 2018, par le biais de plusieurs manières de mobilisation et de représentations de cette épistémologie, à partir des appropriations et des critères établis par les auteurs. Na ce qui concerne les matériels, les objets plus présents dans les recherches, font référence à la formation de la pratique de l’enseignement na mathématique, à 23ecent des professeurs de mathématique, au Mouvement de la Mathématique Moderne, aux pratiques d’enseignement, aux contenus, au curriculum, aux livres didactiques de mathématiques, aux programmes de formations de professeurs na mathématiques, à 23ecent des professeurs et avec des objets plus fréquents dans les recherches analysées. Nous avons vérifié que la production est 23ecente23e dans les régions sud-est et du sud du Brésil, si bien qu’il y a une augmentation dans la région nord-est et nord du Brésil, entre les annés 2015 à 2018. Nous avons conclu qu’il existe na agrandissement 23ece récent de 23ecente23e23 manières de mobilisation de la trilogie épistémologique historique culturelle de Roger Chartier na tant qu’na élément de connexion entre les pratiques, les représentations et les appropriations dans la production scientifique na Histoire de l’Éducation Mathématique, qui est na train de se consolider na tant que base téorique et méthodologique de ce domaine au Brésil, par le biais de la mobilisation de l’épstemologie de Rogr Chartier. |
Palavras-chave: | Produção científica em teses História da educação matemática Epistemologia histórica cultural de Roger Chartier Práticas, representações e apropriações Totalidade holográfica Production scientifique na thèses Histoire de l’éducation mathématiques Epistemologie historique culturelle de Roger Chartier Pratiques, représentations et appropriations Analyse na totalité holographique |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | ETNOMATEMÁTICA, LINGUAGEM, CULTURA E MODELAGEM MATEMÁTICA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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