Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Rennan Willian Vasconcelos-
dc.creatorSARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento-
dc.date.accessioned2022-03-28T14:29:51Z-
dc.date.available2022-03-28T14:29:51Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationFERREIRA Rennan Willian Vasconcelos; SARMENTO-PANTOJA, Augusto. Espetacularização da violência e a resistência na contística de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu. Margens, online, v. 15, n. 24, p. 293-313, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10719. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14068. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14068-
dc.description.abstractThis article analyzes the spectacularization of violence and resistance found in Brazilian short stories produced after 1964, in two short stories A lingua do “P”, (1974) by Clarice Lispector, and Terça-feira Gorda (1982), by Caio Fernando Abreu. These productions come closer as they serve as an important mechanism for contesting, directly and/or indirectly, the dictatorial regime established in the country. We will take as theoretical foundation the studies of Alfredo Bosi (2002), Augusto Sarmento-Pantoja (2013) and Sandra Pesavento (2006), in an attempt to assimilate how the tales of such decades are intrinsically linked to a will to resist, conceiving the voices to the silenced by oppression and providing reflections on the coercive practices that led the individual to rethink their human condition.en
dc.description.provenanceSubmitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-03-28T14:04:56Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EspetacularizacaoViolenciaResistencia.pdf: 419814 bytes, checksum: 461fdab4ddaf66cfd6575520397848cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-03-28T14:29:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EspetacularizacaoViolenciaResistencia.pdf: 419814 bytes, checksum: 461fdab4ddaf66cfd6575520397848cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-28T14:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EspetacularizacaoViolenciaResistencia.pdf: 419814 bytes, checksum: 461fdab4ddaf66cfd6575520397848cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10719pt_BR
dc.subjectEspetacularização da violênciapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectCaio Fernando Abreupt_BR
dc.subjectSpectacularization of violenceen
dc.subjectResistanceen
dc.subjectTaleen
dc.titleEspetacularização da violência e a resistência na contística de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreupt_BR
dc.title.alternativeSpectacularization of violence and resistance in the contistic of Clarice Lispector and Caio Fernando Abreuen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944599123181362pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263239932031945pt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.citation.spage293pt_BR
dcterms.citation.epage313pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/mri.v15i24.10719pt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa a espetacularização da violência e resistência encontrados na contística brasileira produzida pós-64, em dois contos A língua do “P”, (1974) de Clarice Lispector, e Terça-feira gorda (1982), de Caio Fernando Abreu,. Essas produções, se aproximam por servirem como um importante mecanismo de contestação, de forma direta e/ou indireta, ao regime ditatorial instaurado no país. Tomaremos como fundamentação teórica os estudos de Alfredo Bosi (2002), Augusto Sarmento-Pantoja (2013) e Sandra Pesavento (2006), na tentativa de assimilar como os contos de tais décadas estão atrelados intrinsicamente a uma vontade de resistir, concebendo as vozes aos silenciados pela opressão e proporcionando reflexões a respeito das práticas coercivas que levaram o indivíduo a repensar sua condição humana.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-0552-4295pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EspetacularizacaoViolenciaResistencia.pdf409,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons