Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FERREIRA, Rennan Willian Vasconcelos | - |
dc.creator | SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T14:29:51Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T14:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-06 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA Rennan Willian Vasconcelos; SARMENTO-PANTOJA, Augusto. Espetacularização da violência e a resistência na contística de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu. Margens, online, v. 15, n. 24, p. 293-313, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10719. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14068. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14068 | - |
dc.description.abstract | This article analyzes the spectacularization of violence and resistance found in Brazilian short stories produced after 1964, in two short stories A lingua do “P”, (1974) by Clarice Lispector, and Terça-feira Gorda (1982), by Caio Fernando Abreu. These productions come closer as they serve as an important mechanism for contesting, directly and/or indirectly, the dictatorial regime established in the country. We will take as theoretical foundation the studies of Alfredo Bosi (2002), Augusto Sarmento-Pantoja (2013) and Sandra Pesavento (2006), in an attempt to assimilate how the tales of such decades are intrinsically linked to a will to resist, conceiving the voices to the silenced by oppression and providing reflections on the coercive practices that led the individual to rethink their human condition. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-03-28T14:04:56Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EspetacularizacaoViolenciaResistencia.pdf: 419814 bytes, checksum: 461fdab4ddaf66cfd6575520397848cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-03-28T14:29:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EspetacularizacaoViolenciaResistencia.pdf: 419814 bytes, checksum: 461fdab4ddaf66cfd6575520397848cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-28T14:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EspetacularizacaoViolenciaResistencia.pdf: 419814 bytes, checksum: 461fdab4ddaf66cfd6575520397848cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10719 | pt_BR |
dc.subject | Espetacularização da violência | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.subject | Clarice Lispector | pt_BR |
dc.subject | Caio Fernando Abreu | pt_BR |
dc.subject | Spectacularization of violence | en |
dc.subject | Resistance | en |
dc.subject | Tale | en |
dc.title | Espetacularização da violência e a resistência na contística de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu | pt_BR |
dc.title.alternative | Spectacularization of violence and resistance in the contistic of Clarice Lispector and Caio Fernando Abreu | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944599123181362 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3263239932031945 | pt_BR |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | 24 | pt_BR |
dc.citation.spage | 293 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 313 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/mri.v15i24.10719 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo analisa a espetacularização da violência e resistência encontrados na contística brasileira produzida pós-64, em dois contos A língua do “P”, (1974) de Clarice Lispector, e Terça-feira gorda (1982), de Caio Fernando Abreu,. Essas produções, se aproximam por servirem como um importante mecanismo de contestação, de forma direta e/ou indireta, ao regime ditatorial instaurado no país. Tomaremos como fundamentação teórica os estudos de Alfredo Bosi (2002), Augusto Sarmento-Pantoja (2013) e Sandra Pesavento (2006), na tentativa de assimilar como os contos de tais décadas estão atrelados intrinsicamente a uma vontade de resistir, concebendo as vozes aos silenciados pela opressão e proporcionando reflexões a respeito das práticas coercivas que levaram o indivíduo a repensar sua condição humana. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/ | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-0552-4295 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Margens/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EspetacularizacaoViolenciaResistencia.pdf | 409,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons