Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14068
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2021
Autor(es): FERREIRA, Rennan Willian Vasconcelos
SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : Espetacularização da violência e a resistência na contística de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu
Otros títulos : Spectacularization of violence and resistance in the contistic of Clarice Lispector and Caio Fernando Abreu
Citación : FERREIRA Rennan Willian Vasconcelos; SARMENTO-PANTOJA, Augusto. Espetacularização da violência e a resistência na contística de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu. Margens, online, v. 15, n. 24, p. 293-313, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10719. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14068. Acesso em:.
Resumen: Este artigo analisa a espetacularização da violência e resistência encontrados na contística brasileira produzida pós-64, em dois contos A língua do “P”, (1974) de Clarice Lispector, e Terça-feira gorda (1982), de Caio Fernando Abreu,. Essas produções, se aproximam por servirem como um importante mecanismo de contestação, de forma direta e/ou indireta, ao regime ditatorial instaurado no país. Tomaremos como fundamentação teórica os estudos de Alfredo Bosi (2002), Augusto Sarmento-Pantoja (2013) e Sandra Pesavento (2006), na tentativa de assimilar como os contos de tais décadas estão atrelados intrinsicamente a uma vontade de resistir, concebendo as vozes aos silenciados pela opressão e proporcionando reflexões a respeito das práticas coercivas que levaram o indivíduo a repensar sua condição humana.
Resumen : This article analyzes the spectacularization of violence and resistance found in Brazilian short stories produced after 1964, in two short stories A lingua do “P”, (1974) by Clarice Lispector, and Terça-feira Gorda (1982), by Caio Fernando Abreu. These productions come closer as they serve as an important mechanism for contesting, directly and/or indirectly, the dictatorial regime established in the country. We will take as theoretical foundation the studies of Alfredo Bosi (2002), Augusto Sarmento-Pantoja (2013) and Sandra Pesavento (2006), in an attempt to assimilate how the tales of such decades are intrinsically linked to a will to resist, conceiving the voices to the silenced by oppression and providing reflections on the coercive practices that led the individual to rethink their human condition.
Palabras clave : Espetacularização da violência
Resistência
Conto
Clarice Lispector
Caio Fernando Abreu
Spectacularization of violence
Resistance
Tale
Series/Report no.: Margens
ISSN : 1982-5374
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10719
metadata.dc.identifier.doi: 10.18542/mri.v15i24.10719
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EspetacularizacaoViolenciaResistencia.pdf409,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons