Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14084
Tipo: Artigo de Evento
Fecha de publicación : 2017
Autor(es): RAMOS, Silliane de Cassia Damasceno
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : A gestão da Educação em municípios do Estado do Pará: análise dos indicadores de gestão democrática no PAR do município de Cametá
Citación : RAMOS, Silliane de Cassia Damasceno. A gestão da Educação em municípios do Estado do Pará: Análise dos indicadores de gestão democrática no PAR do município de Cametá. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 415-424. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14084. Acesso em:.
Resumen: O texto é resultado preliminar da pesquisa: “A gestão da educação em municípios do Pará: Análise dos indicadores de gestão democrática no PAR do município de Cametá/Pa”. O objetivo principal é analisar a gestão da educação no Plano de Ações Articuladas (PAR) Cametá/PA, na versão 2007-2011, tomando-se três indicadores de democratização previstos no plano: a) Existência, composição, competência e atuação do Conselho Municipal de Educação (CME); b) Existência e funcionamento dos Conselhos Escolares (CE); e, c) Critérios para escolha da Direção Escolar. A Metodologia pauta-se se pelas perspectivas da pesquisa qualitativa, tendo a pesquisa documental e entrevista semiestruturada como técnicas principais de levantamento de dados. O estudo da gestão democrática por meio da análise dos três indicadores levou aos seguintes resultados: O município de Cametá possui CME, mas este existe apenas formalmente. Em mais de 50% das escolas municipais já existem CE, ainda que, o município não possua lei específica para tal, sendo estes orientados pela Lei n° 6/1991 que regulamenta o CE em âmbito estadual. Todavia, o funcionamento dos Conselhos Escolares se limita a prestação de contas de recursos financeiros descentralizados para as unidades escolares, perdendo de vista o seu papel de agente aconselhador e deliberativo. Sobre o critério de escolha de diretores das escolas municipais ainda prevalece no município a indicação política.
Palabras clave : Gestão democrática da educação
Conselhos de educação
PDE/ PAR
Series/Report no.: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
metadata.dc.subject.theme: Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos
metadata.dc.subject.thematicaxis: Gestão e Políticas Educacionais
ISSN : 2595-5306
País: Brasil
Editorial : Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017#h.p_DeT5BDCwLgr_
Aparece en las colecciones: Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_GestaoEducacaoMunicipios.pdf244,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons