Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14090
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMELLO, Marcelo Cordeiro de-
dc.date.accessioned2022-04-01T14:41:01Z-
dc.date.available2022-04-01T14:41:01Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationMELLO, Marcelo Cordeiro de. Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema. Margens, online, v. 15, n. 24, p.165-180, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10056. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5374pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090-
dc.description.abstractOur starting point is a discussion about the committed art and political resistance to which filmmaker Luiz Sergio Person and critic-screenwriter Jean-Claude Bernardet respond, especially, magical realism and Third World Cinema. The duo Person and Bernardet is an original voice within the Sixties. We analyze their production, from the feature film The case of the Naves brothers – which dared to denounce torture and state violence in Brazilian military dictatorship – up to the non-filmed screenplay The plague of the ruminants, a manifesto of insurgency and resistance against the violence of the Military Dictatorship. Finally, we will speak about the film that Person made at the most violent moment of the Dictatorship, Procession of the Dead, a fantasy that brought into playing real political elements of Latin America at the time, such as rural guerrillas and the death of Che Guevara.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-04-01T14:29:39Z No. of bitstreams: 2 ArteEngajadaInsurge.pdf: 530104 bytes, checksum: 6602483ee80c80712c359c7000d57466 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-04-01T14:41:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ArteEngajadaInsurge.pdf: 530104 bytes, checksum: 6602483ee80c80712c359c7000d57466 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-01T14:41:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ArteEngajadaInsurge.pdf: 530104 bytes, checksum: 6602483ee80c80712c359c7000d57466 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofMargenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.source.urihttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10056pt_BR
dc.subjectLuiz Sergio Personpt_BR
dc.subjectJean-Claude Bernardetpt_BR
dc.subjectA hora dos ruminantespt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectArte engajadapt_BR
dc.subjectThe plague of the ruminantsen
dc.subjectLatin Americaen
dc.subjectCommitted arten
dc.titleQuando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinemapt_BR
dc.title.alternativeWhen committed art rises against state violence: the plague of the ruminants and the political struggle in Brazil, from literature to cinemaen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8514971131019930pt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.citation.spage165pt_BR
dcterms.citation.epage180pt_BR
dc.identifier.doi10.18542/mri.v15i24.10056pt_BR
dc.description.resumoPartimos aqui de uma discussão teórica sobre arte engajada a partir de estéticas de resistência política com as quais o cineasta Luiz Sergio Person e o crítico e roteirista Jean-Claude Bernardet dialogam, em especial, o realismo mágico o Cinema de Terceiro Mundo, particularmente como representam o ambiente interiorano semiurbano. Analisaremos sua produção, desde o longa-metragem O caso dos irmãos Naves – filme que ousou denunciar a tortura e a violência de Estado em plena Ditadura Militar – até o roteiro não-filmado A hora dos ruminantes, verdadeiro manifesto de insurgência e resistência não-violenta à Ditadura Militar. Por fim, trataremos do filme que Person realizou no auge da Ditadura, Procissão dos mortos, uma fantasia que punha em cena elementos políticos reais da América Latina da época, como guerrilhas rurais e a morte de Che Guevara.pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6880-7503pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Margens/UFPA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_ArteEngajadaInsurge.pdf517,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons