Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14090
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MELLO, Marcelo Cordeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T14:41:01Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T14:41:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-06 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Marcelo Cordeiro de. Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema. Margens, online, v. 15, n. 24, p.165-180, jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10056. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-5374 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14090 | - |
dc.description.abstract | Our starting point is a discussion about the committed art and political resistance to which filmmaker Luiz Sergio Person and critic-screenwriter Jean-Claude Bernardet respond, especially, magical realism and Third World Cinema. The duo Person and Bernardet is an original voice within the Sixties. We analyze their production, from the feature film The case of the Naves brothers – which dared to denounce torture and state violence in Brazilian military dictatorship – up to the non-filmed screenplay The plague of the ruminants, a manifesto of insurgency and resistance against the violence of the Military Dictatorship. Finally, we will speak about the film that Person made at the most violent moment of the Dictatorship, Procession of the Dead, a fantasy that brought into playing real political elements of Latin America at the time, such as rural guerrillas and the death of Che Guevara. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jhovana Miranda (jhovanamiranda.jm@gmail.com) on 2022-04-01T14:29:39Z No. of bitstreams: 2 ArteEngajadaInsurge.pdf: 530104 bytes, checksum: 6602483ee80c80712c359c7000d57466 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-04-01T14:41:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ArteEngajadaInsurge.pdf: 530104 bytes, checksum: 6602483ee80c80712c359c7000d57466 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-01T14:41:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ArteEngajadaInsurge.pdf: 530104 bytes, checksum: 6602483ee80c80712c359c7000d57466 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Margens | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source.uri | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10056 | pt_BR |
dc.subject | Luiz Sergio Person | pt_BR |
dc.subject | Jean-Claude Bernardet | pt_BR |
dc.subject | A hora dos ruminantes | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.subject | Arte engajada | pt_BR |
dc.subject | The plague of the ruminants | en |
dc.subject | Latin America | en |
dc.subject | Committed art | en |
dc.title | Quando a arte engajada se insurge contra a violência de Estado: a hora dos ruminantes e a luta política, da literatura ao cinema | pt_BR |
dc.title.alternative | When committed art rises against state violence: the plague of the ruminants and the political struggle in Brazil, from literature to cinema | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8514971131019930 | pt_BR |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | 24 | pt_BR |
dc.citation.spage | 165 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 180 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18542/mri.v15i24.10056 | pt_BR |
dc.description.resumo | Partimos aqui de uma discussão teórica sobre arte engajada a partir de estéticas de resistência política com as quais o cineasta Luiz Sergio Person e o crítico e roteirista Jean-Claude Bernardet dialogam, em especial, o realismo mágico o Cinema de Terceiro Mundo, particularmente como representam o ambiente interiorano semiurbano. Analisaremos sua produção, desde o longa-metragem O caso dos irmãos Naves – filme que ousou denunciar a tortura e a violência de Estado em plena Ditadura Militar – até o roteiro não-filmado A hora dos ruminantes, verdadeiro manifesto de insurgência e resistência não-violenta à Ditadura Militar. Por fim, trataremos do filme que Person realizou no auge da Ditadura, Procissão dos mortos, uma fantasia que punha em cena elementos políticos reais da América Latina da época, como guerrilhas rurais e a morte de Che Guevara. | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-6880-7503 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Margens/UFPA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ArteEngajadaInsurge.pdf | 517,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons