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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14166
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 11-Fev-2020 |
Autor(es): | SOUSA, Letícia Lima de |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Federal Rural da Amazônia |
Primeiro(a) Orientador(a): | BARROS, Thiago Henrique Bragato |
Título: | Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto organizacional da UFRA |
Citar como: | SOUSA, Letícia Lima de. Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto organizacional da UFRA. Orientador: Thiago Henrique Bragato Barros. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: . Acesso em:. |
Resumo: | Trata sobre Gestão do Conhecimento (GC) em Bibliotecas Universitárias (BUs). O questionamento norteador desta pesquisa foi como fazer o compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva (BLJTVS) da Universidade da Federal Rural da Amazônia (UFRA). O objetivo geral foi analisar a GC no contexto da Biblioteca da UFRA campus Belém. Os objetivos específicos foram construir um quadro teórico-metodológico a respeito da GC em BUs, fazer uma análise comparativa entre as bibliotecas da UFSC, UFRGS e UFRA e propor formas para a GC na biblioteca da UFRA. A metodologia usada foi a exploratória com aplicação do instrumento para diagnóstico de GC em BUs, proposto por Castro (2005), nos seis setores que compõem a BLJTVS. Os resultados mostraram que não há uma política formal de GC. Verificou-se ainda que a falta de uma política formalizada de GC não é somente um problema presente no cenário brasileiro, como também em outras nações como ficou evidente a partir da análise de estudos publicados sobre a temática. Recomenda-se para a criação e implantação da GC no contexto da BLJTVS a utilização do framework GC@BU proposto por De Bem (2015). Para promover a aprendizagem organizacional, criação e o compartilhamento do conhecimento na BLJTVS podem ser aplicadas as técnicas: comunidade de prática, divulgação de práticas relevantes e entrevistas de saída. Podem ser usadas também as ferramentas: páginas amarelas, mapas conceituais e groupware. Conclui que é essencial o estabelecimento formal de uma política de GC e a adoção de técnicas, ferramentas e de um sistema colaborativo no ciberespaço, que contribua para o compartilhamento do conhecimento no contexto da BLJTVS. Ao final se recomenda a realização de estudos sobre GG nas BUs das demais IFES brasileiras e ainda se deve analisar o groupware mais adequado para promover a colaboração entre as BUs do Brasil. |
Abstract: | It deals with Knowledge Management (KM) in University Libraries (BUs). The guiding question of this research was how to share tacit knowledge in the context of the Lourenço José Tavares Vieira da Silva library (BLJTVS) at the Federal Rural University of the Amazon (UFRA). The general objective was to analyze KM in the context of the Library of UFRA campus Belém. The specific objectives were to build a theoretical and methodological framework about KM in BUs, make a comparative analysis between the libraries of UFSC, UFRGS and UFRA and propose ways to GC in the UFRA library. The methodology used was exploratory with the application of the instrument for the diagnosis of GC in BUs, proposed by Castro (2005), in the six sectors that make up the BLJTVS. The results showed that there is no formal KM policy. It was also found that the lack of a formalized KM policy is not only a problem present in the Brazilian scenario, but also in other nations, as was evident from the analysis of published studies on the subject. It is recommended for the creation and implementation of KM in the context of BLJTVS to use the framework GC@ BU proposed by De Bem (2015). To promote organizational learning, creation and knowledge sharing at BLJTVS, the following techniques can be applied: community of practice, dissemination of relevant practices and exit interviews. The tools can also be used: yellow pages, concept maps and groupware. It concludes that it is essential the formal establishment of a KM policy and the adoption of techniques, tools and a collaborative system in cyberspace, which contributes to the sharing of knowledge in the context of BLJTVS. At the end, it is recommended to carry out studies on GG in the BUs of the other Brazilian IFES, and the most appropriate groupware should also be analyzed to promote collaboration between the BUs in Brazil. |
Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento Conhecimento tácito Compartilhamento do conhecimento Biblioteca Universitária Knowledge management Tacit knowledge Knowledge sharing University Library |
Área de Concentração: | GESTÃO DA INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Linha de Pesquisa: | MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::ADMINISTRACAO DE BIBLIOTECAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA |
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