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Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : dic-2018
Autor(es): PINHO, Vilma Aparecida de
PARENTE, Francilene de Aguiar
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : As leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08: dos marcadores sociais da diferença à formação de professores indígenas e negros
Otros títulos : Laws nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08: from the social markers of the difference to the training of indigenous and black teachers
Citación : PINHO, Vilma Aparecida; PARENTE, Francilene de Aguiar. As leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08: dos marcadores sociais da diferença à formação de professores indígenas e negros. Colloquium Humanarum , online, v. 15, n. 3, p. 123–137, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.v15i3.2548. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14183. Acesso em: .
Resumen: Este artigo abordaa formação de professores no contexto da educação diferenciada no curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Baseado na Pedagogia da Alternância, o cursoé voltado para povos indígenas, quilombolas, negros e comunidades tradicionais. O estudo discute a importância desses sujeitos como agentes sociais para a proposição da transformação em suas coletividades e comunidades, nos diferentes espaços que ocupam e por onde circulam. O não lugar do indígena, do negro e do quilombola vivido na educação básica por nossos egressos demarca a força ideológica de uma epistemologia que obscurece a compreensão de sujeitos etnicamente diferenciados e da diversidade como perspectiva e lugar centralizado para pensar as relações sociais e viver em sociedade. Por meio da metodologia qualitativa,a pesquisa com foco nas trajetórias de vida indica que,na formação de professores, a perspectiva da educação para a diversidade tem sido observada na práticacomo estratégica desses docentes e das comunidades para o exercício do respeito à diferença. Além disso, esses indivíduos têm sido representados como professores, pesquisadores, articuladores políticos, dentre outras funções e papéis sociais.
Resumen : This article approaches the training of teachers in the context of differentiated education in the Ethnodevelopment course of the Federal University of Pará (UFPA). Based on the Pedagogy of Alternation, the course under analysis is aimed at differentiated public such as indigenous people, quilombolas, black and traditional communities. The study discusses the importance of these subjects as social agents for the proposition of transformation in their collectivities and communities, in the different spaces they occupy and through which they circulate. The non-place of the indigenous, the black and the quilombola in basic education by our graduates demarcates the ideological force of an epistemology that obscures the understanding of ethnically differentiated subjects and diversity as a perspective and centralized place to think about social relations and life in society. Through the qualitative methodology, research focusing on life trajectories indicates that in teacher training, the perspective of education for diversity has been observed as a strategy for teachers and communities to exercise respect for the difference. In addition, these individuals have been represented as teachers, researchers, political articulators, among other functions and social roles.
Palabras clave : Formação de professores
Educação diferenciada
Sujeitos
Diversidade cultural
Teacher training
Differentiated education
Subjects
Cultural diversity
Series/Report no.: Colloquium humanarum
ISSN : 1809-8207
País: Brasil
Editorial : Universidade do Oeste Paulista
Sigla da Instituição: Unoeste
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2548
metadata.dc.identifier.doi: 10.5747/ch.v15i3.2548
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

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