Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14231
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : jun-2017
Autor(es): SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de
ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do
metadata.dc.description.affiliation: ESPÍRITO SANTO, A. O. Universidade Federal do Pará
Título : Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática
Otros títulos : Literacy scientific in modeling mathematics environment
Citación : SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira do. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 1, p. 5-23, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p5-23.i5334. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14231. Acesso em: .
Resumen: Discussões sobre Alfabetização Científica têm sido comuns em publicações da área de ensino de Ciências e algumas da Educação Matemática. No entanto, a revisão de literatura mostra que poucos trabalhos abordam esse tema em associação com a Modelagem Matemática. Nosso objetivo é discutir sobre Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática. Para isso buscamos respostas a duas perguntas principais: Quais habilidades são necessárias aos alfabetizados cientificamente? e Como elas emergem em práticas de Modelagem Matemática? Por meio de pesquisa bibliográfica verificamos que tais habilidades surgem em complexidade crescente conforme ocorre a transição entre as etapas de Modelagem e conforme ocorre a participação efetiva dos estudantes nessas etapas. O estudo gerou um quadro de referência que pode ser consultado por professores interessados em promover Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática.
Resumen : Discussions on Scientific Literacy have been common in Science teaching publications and some Mathematics Education. The literature review shows that few studies address this topic with Mathematical Modeling. Our goal is to discuss Scientific Literacy in Mathematical Modeling environment. For this we seek answers to two main questions: What skills are needed to scientifically literate? and How they emerge in Mathematical Modeling practices? Through literaturereviewwe found that such skills arise in increasingly complex as the transition between the stages of Modeling and as the participation of students in these steps. The study generated a frame of reference that can be consulted by teachers interested in promoting Scientific Literacy in Mathematical Modeling environment.
Palabras clave : Alfabetização científica
Modelagem matemática
Ensino de ciências
Scientific literacy
Mathematical modeling
Science education
Series/Report no.: REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
ISSN : 2318-6674
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da Instituição: UFMT
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5334
metadata.dc.identifier.doi: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p5-23.i5334
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_AlfabetizacaoCientificaAmbiente.pdf536,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons