Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14280
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 18-Fev-2022 |
Autor(es): | OLIVEIRA NETO, José Augusto de Jesus de |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVA, Carlos Aldemir Farias da |
Título: | Cinema como escola de vida: a propósito das películas de ficção científica |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | OLIVEIRA NETO, José Augusto de Jesus de. Cinema como escola de vida: a propósito das películas de ficção científica. Orientador: Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14280. Acesso em:. |
Resumo: | O cinema possui configurações que permitem acionar o fascínio humano pela imagem do real herdado da fotografia, além de possibilitar uma experiência individual e coletiva e múltipla em termos de ambiente, seja em salas de exibição, seja na tela de um smartphone. Essas qualidades acionam em nós a projeção-identificação, processo pelo qual nos projetamos nos personagens que, por sua vez, ganham vida a partir de nós. Este trabalho reflete como o cinema, por meio de suas películas, proporciona uma aprendizagem além da didatização dos conteúdos escolares e do ensino de conceitos científicos ao ampliarmos a expressão conceitual moriniana de cinema como escola de vida. Tal reflexão é feita por meio de uma incursão bibliográfica a partir dos estudos sobre o cinema de Edgar Morin e da produção científica brasileira sobre a temática, em especial a ficção científica no ensino de ciências. Por fim, a partir do filme Contágio (2011), buscamos compreender, por meio de reflexões que respondem ao acontecimento da crise sanitária de Covid-19, quais aprendizados a escola de vida do cinema pode ensinar através de uma narrativa de pandemia que projeta realidades a partir do imaginário em um futuro que já chegou. |
Abstract: | The language of cinema presents possibilities that allow us to evoke the human fascination for images, something we’ve inherited from photography itself, and it also provides a multiple, collective and individual experience when we think about the environment where it occurs, be it a movie theater or the screen of a smartphone. These qualities ignite in us the identification-projection, a process through which we project our own selves on the characters who, in their turn, come alive through us. This work reflects on how cinema, through film, promotes learning that goes beyond the action of making school content and scientific concepts didactic, when we amplify the conceptual expression of Edgar Morin of cinema as a school for life. Such a reflection is carried out through bibliographical research starting from Edgar Morin’s studies on cinema and the Brazilian post-graduate scientific production on the topic, especially as it concerns science fiction in the teaching of school science. Eventually, discussing the movie Contagion (2011), we endeavor to understand, through reflections which seek to provide answers to the covid-19 sanitary crisis, what the cinema school of life can teach us through the narrative of a pandemic scenario which projects realities based on the imagery of a future that has already arrived. |
Palavras-chave: | Educação científica Ensino de ciências Cinema Ficção-realidade Pandemia Covid-19 Scientific education School science teaching Fiction-reality Covid-19 pandemic |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | DOCÊNCIA E DIVERSIDADE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CinemaEscolaVida_Dissertacao.pdf | 13,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons