Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14387
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Ago-2020
Autor(es): TOLOSA, Francisco Everdosa
REIS, André Silva dos
SILVA, Maria Dulcimar de Brito
Afiliação do(s) Autor(es): TOLOSA, F. E. Universidade Federal do Pará
Título: O ensino de química através de um centro de ciências Amazônico: uma possibilidade de inserção à cultura científica
Título(s) alternativo(s): Teaching chemistry through an amazon science center: a possibility of insertion to scientific culture
Citar como: TOLOSA, Francisco Everdosa; REIS, André Silva dos; SILVA, Maria Dulcimar de Brito. O ensino de química através de um centro de ciências Amazônico: uma possibilidade de inserção à cultura científica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 8, n. 2, p. 700-718, maio / ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10037. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14387. Acesso em: .
Resumo: A pesquisa buscou relatar e debater através de enfoque qualitativo, de caráter exploratório, atividades desenvolvidas durante um “Dia Temático de Química” no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP), com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma Escolada Rede Pública de Ensino de Belém (PA). Na ocasião, os estudantes participaram de práticas experimentais, com vistas, a verbalizar ideias e a responder um questionário direcionado as atividades realizadas, bem como, fazer considerações sobre a proposta do “Dia Temático”. A análise dos resultados revela que a atividadefoi relevante para os alunos, pois se sentiram confortáveis na exposição de ideias a respeito de alguns conceitos químicos, o que colabora na construção de novas concepções em relação a essaCiência. Do mais, verificou-se que o CCPP, um espaço não formal de ensino, pode contribuir no processo de alfabetização científica.
Abstract: The research sought to reportand discuss, through a qualitative approach, of an exploratory character, activities developed during a “Thematic Day of Chemistry” at the Science Center and Planetarium of Pará (CCPP), with students of the 3rd year of High School of a School of the Public Education Network of Belém (PA). On the occasion, the students participated in experimental practices, with a view to verbalizing ideas and answering a questionnaire directed to the activities carried out, as well as making considerations about the “Thematic Day” proposal. The analysis of the results reveals that theactivitywas relevant for the students, since they felt comfortable in the exposition of ideas about some chemical concepts, which collaborates in the construction of new conceptions in relation to this Science. Furthermore, it was found that the CCPP, a non-formal teaching space, can contribute to the process of scientific literacy.
Palavras-chave: Ensino de química
Alfabetização científica
Centro de Ciências
Chemistry teaching
Scientific literacy
Science center
Título do Periódico: REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
ISSN: 2318-6674
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da Instituição: UFMT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10037
Identificador DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10037
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EnsinoQuimicaCentro.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons