Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14395
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Jul-2018
Autor(es): TEIXEIRA, Tatiane do Socorro Correa
PROCÓPIO, Maria Gorete da Cruz
Afiliação do(s) Autor(es): TEIXEIRA, T. S. C. Universidade Federal do Pará
Título: E o professor envelheceu! Breves relatos de professores municipais em processo de aposentadoria, Igarapé-Miri
Citar como: TEIXEIRA, Tatiane do Socorro Correa; PROCÓPIO, Maria Gorete da Cruz. E o professor envelheceu! Breves relatos de professores municipais em processo de aposentadoria, Igarapé-Miri. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2017, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 531-540. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14395. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa analisa as peculiaridades, os desafios e as perspectivas do envelhecimento de professores aposentados ou em processo de aposentadoria, considerando que ser velho é uma invenção cultura e que o envelhecimento precisa ser desvendado a partir de quem está vivenciando este processo no cotidiano. Dessa forma foi realizado levantamento bibliográfico acerca da temática em questão, na qual foi possível o contato com autores como LEITE (2017), STANO (2001), SILVIA (2013), SOUSA (2015), autores que contribuíram para melhor apreensão do tema .Posteriormente foram realizadas pesquisa de campo por meio de entrevistas, na qual foi possível observar que os professores vivem a velhice a partir da sua identidade profissional ressignificada em outros espaços, tornando o envelhecimento um tempo de continuar sendo professor.
Palavras-chave: Envelhecimento
Professores
Aposentadoria
Título do Periódico: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
Tema: A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes
Eixo Temático: Filosofia da Educação, Hermenêutica e Experiências Literárias
ISSN: 2595-5306
País: Brasil
Instituição: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ProfessorEnvelheceuBreves.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons