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Tipo: Dissertação
Data do documento: 6-Abr-2021
Autor(es): SOUSA, Louíze Roberta Mafra de
Primeiro(a) Orientador(a): SALES, Elielson Ribeiro de
Título: Base nacional comum curricular e ensino de ciências: uma análise à luz da inclusão
Agência de fomento: 
Citar como: SOUSA, Louíze Roberta Mafra de. Base nacional comum curricular e ensino de ciências: uma análise à luz da inclusão. Orientador: Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14453. Acesso em:.
Resumo: O currículo de Ciências, por muito tempo assumiu um caráter passivo, frio e distante das questões sociais que permeiam a educação. Observamos até o século passado a grande valorização de uma ciência ministrada de maneira mecânica, conteudista e decorativa para os alunos, desta forma, sendo considerada uma disciplina com alto grau de dificuldade e não acessível à todos. Foi a partir do fervilhar de movimentos sociais por uma educação acessível à todos que pudemos então vislumbrar a possibilidade do ensino de ciências ter seu desenvolvimento realizado através de uma perspectiva inclusiva, considerando objetivos, métodos, práticas e avaliações que pudessem atender à diversidade para todos os alunos, em destaque, os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação que constituem o público-alvo da Educação Especial. Atualmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento responsável por orientar a construção dos currículos escolares da Educação Básica, entretanto sua elaboração foi marcada por um longo processo, totalizando a produção de versões anteriores, até que chegássemos a versão final. Tendo em vista que o Ensino de Ciências é elementar para a compreensão e estabelecimento de relações entre os processos naturais e sociais do ambiente, possibilitando a formação de cidadãos críticos e reflexivos, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as orientações curriculares apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao longo de suas três versões (2015, 2016 e 2018) para a construção do currículo de Ciências, tendo como foco o Ensino Fundamental – Anos Finais, e com isso verificar se as orientações curriculares para o Ensino de Ciências presentes na BNCC acompanharam as discussões sociais e políticas acerca da inclusão socioeducacional de estudantes público-alvo da Educação Especial. Para alcançar o objetivo proposto esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental, utilizou como referencial de análise a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALLIAZI, 2016). Ao longo de suas versões, a BNCC organizou suas orientações curriculares a partir de concepções reducionistas, valorizando o instrumentalismo, bem como a realização de procedimentos e práticas experimentais não dinâmicas ou abertas à adaptações, promovendo por meio de seus direcionamentos a construção de currículos rígidos, não condizentes com as políticas educacionais de inclusão. Já em sua segunda versão, observamos um movimento inicial que se consolida em sua versão final com a seleção de objetivos de aprendizagem que direciona o Ensino de Ciências a partir da investigação, propondo um currículo aberto, que dá liberdade para a realização de adaptações, assim possibilitando o acolhimento necessário às diferentes condições de aprendizagem.
Abstract: The Science curriculum, for a long time assumed a passive, cold and distant character from the social issues that permeate education, until the last century we observed the great appreciation of a science taught in a mechanical, content and decorative way for students, in this way, being considered a discipline with a high degree of difficulty and not accessible to everyone. It was from the social movements for an accessible education to all that we could then envision the possibility of science teaching having its development carried out through an inclusive perspective, considering objectives, methods, practices, and assessments that could meet diversity for all, highlighted, students with disabilities, global developmental disorders, syndromes, high skills and / or giftedness that constitute the target audience of Special Education. Currently the National Common Curricular Base (NCCB) is the document responsible for guiding the construction of the school curriculum of Basic Education, however its elaboration was marked by a long process, totaling the production of previous versions, until we reached the final version. Bearing in mind that science teaching is elementary for understanding and establishing relationships between the natural and social processes of the environment, this research aims to analyze the curricular guidelines presented by the National Common Curricular Base (NCCB) throughout its three versions (2015, 2016 and 2018) for the construction of the Science curriculum, focusing on Elementary Education - Final Grades, and with this verify whether the curricular guidelines for Science Teaching present at the BNCC followed the social and political discussions about the socio-educational inclusion of students who are the target audience of Special Education . To achieve the proposed objective, this qualitative research, of the documentary type, used Discursive Textual Analysis (MORAES; GALLIAZI, 2016) as the reference for analysis. Throughout its versions, NCCB organized its curricular orientations based on reductionist conceptions, valuing instrumentalism, as well as the performance of experimental procedures and practices that are not dynamic or open to adaptations, promoting through its guidelines the construction of a rigid curriculum, not consistent with educational inclusion policies. In its second version, we observed an initial movement that is consolidated in its final version with the selection of learning objectives that guides Science Teaching from research, proposing an open curriculum, which gives freedom to adapt, as well making it possible to accommodate the learning conditions.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Educação especial
Ensino de ciências nos anos iniciais
BNCC
Currículo
Inclusive education
Special education
Science teaching
Curriculum
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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