Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVILHENA, Vera Débora Maciel-
dc.date.accessioned2022-06-27T21:44:37Z-
dc.date.available2022-06-27T21:44:37Z-
dc.date.issued2022-01-21-
dc.identifier.citationVILHENA, Vera Débora Maciel. Construção de um portfólio sobre noções de estatística e probabilidade como dispositivo didático. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2022. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14476. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14476-
dc.description.abstractThe present research aims to develop praxeology’s (Tasks, Techniques, Technology and Theories) on notions of Statistics and Probability for the construction of a portfolio as a didactic device in the initial training of teachers. Taking as a reference the Anthropological Theory of Didactics (TAD), the guidelines of the National Common Curricular Base, and the proposal of Ladage and Chevallard, which through a Study and Research Path (PEP) of micro dimension, divided into two moments: The Research PEP constituted the Studies of the teaching problem and the Epistemological dimension and a micro - Intervention PEP constituted the Institutional Economic and Ecological Dimensions. A didactic experience of Notions of Statistics and Probability with 25 students in teacher training of the Integrated Degree in Education in Mathematics, Science and Language at the Universidade Federal do Pará, from August to December 2020. The main result obtained with the research indicate to the resourcefulness of future teachers covering the reading, construction and interpretations of tables and graphs. The classes made it possible for future teachers to be able to understand and interpret the construction of tables and graphs and how the information can be treated for the development of activities that composed an educational product called “the didactic portfolio for the teaching of Notions of Statistics and Probability”. The field research was of great help in the learning of the technique and the understanding of the importance of this study not only in the lives of students, but in society in general.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-06-27T21:44:19Z No. of bitstreams: 2 ConstrucaoPortfolioNocoes_Dissertacao.pdf: 8348915 bytes, checksum: 8ba63a8ed80c598ac0cd290b46b1f52d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-06-27T21:44:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ConstrucaoPortfolioNocoes_Dissertacao.pdf: 8348915 bytes, checksum: 8ba63a8ed80c598ac0cd290b46b1f52d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-27T21:44:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ConstrucaoPortfolioNocoes_Dissertacao.pdf: 8348915 bytes, checksum: 8ba63a8ed80c598ac0cd290b46b1f52d (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-01-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectNoções de probabilidade e estatísticapt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectPercurso de estudo e pesquisapt_BR
dc.subjectNotions of probability and statisticspt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectStudy and research pathpt_BR
dc.titleConstrução de um portfólio sobre noções de estatística e probabilidade como dispositivo didáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICApt_BR
dc.contributor.advisor1NUNES, José Messildo Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188612973174798pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0173155491183475pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva desenvolver praxeologias (Tarefas, Técnicas, Tecnologia e Teorias) sobre noções de Estatística e Probabilidade para construção de um portfólio como dispositivo didático na formação inicial de professores. Tomando como referencial a Teoria Antropológica do Didático (TAD), as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, e a proposta de Ladage e Chevallard, que por meio de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) de dimensão micro, divididos em dois momentos: O PEP de Investigação constituído os Estudos do problema docente e da dimensão Epistemológica e um micro - PEP de Intervenção constituído as Dimensões Econômica Institucional e Ecológica. Uma experiência didática de Noções de Estatística e Probabilidade com 25 alunos em formação de professores do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciência e Linguagem da Universidade Federal do Estado do Pará, no período de agosto a dezembro de 2020. O principal resultado obtido com a pesquisa aponta para a desenvoltura dos futuros professores frente à leitura, construção e interpretações de tabelas e gráficos. As aulas possibilitaram aos futuros professores compreenderem e interpretarem acerca da construção de tabelas e de gráficos e como as informações podem ser tratadas para o desenvolvimento das atividades que compôs produto educacional denominado o Portfólio didático para o ensino de Noções de Estatística e Probabilidade. A pesquisa de campo ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo não só na vida dos alunos, mas da sociedade em geral.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICASpt_BR
dc.description.affiliationFUNDAÇÃO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DO PARÁpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/ 0000-0003-0247-0412pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9492-4914pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ConstrucaoPortfolioNocoes.pdf8,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_PortfolioDidaticoNocoes.pdf4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons