Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14476
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 21-Jan-2022
metadata.dc.creator: VILHENA, Vera Débora Maciel
metadata.dc.description.affiliation: FUNDAÇÃO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DO PARÁ
metadata.dc.contributor.advisor1: NUNES, José Messildo Viana
Title: Construção de um portfólio sobre noções de estatística e probabilidade como dispositivo didático
Citation: VILHENA, Vera Débora Maciel. Construção de um portfólio sobre noções de estatística e probabilidade como dispositivo didático. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2022. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14476. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetiva desenvolver praxeologias (Tarefas, Técnicas, Tecnologia e Teorias) sobre noções de Estatística e Probabilidade para construção de um portfólio como dispositivo didático na formação inicial de professores. Tomando como referencial a Teoria Antropológica do Didático (TAD), as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, e a proposta de Ladage e Chevallard, que por meio de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) de dimensão micro, divididos em dois momentos: O PEP de Investigação constituído os Estudos do problema docente e da dimensão Epistemológica e um micro - PEP de Intervenção constituído as Dimensões Econômica Institucional e Ecológica. Uma experiência didática de Noções de Estatística e Probabilidade com 25 alunos em formação de professores do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciência e Linguagem da Universidade Federal do Estado do Pará, no período de agosto a dezembro de 2020. O principal resultado obtido com a pesquisa aponta para a desenvoltura dos futuros professores frente à leitura, construção e interpretações de tabelas e gráficos. As aulas possibilitaram aos futuros professores compreenderem e interpretarem acerca da construção de tabelas e de gráficos e como as informações podem ser tratadas para o desenvolvimento das atividades que compôs produto educacional denominado o Portfólio didático para o ensino de Noções de Estatística e Probabilidade. A pesquisa de campo ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo não só na vida dos alunos, mas da sociedade em geral.
Abstract: The present research aims to develop praxeology’s (Tasks, Techniques, Technology and Theories) on notions of Statistics and Probability for the construction of a portfolio as a didactic device in the initial training of teachers. Taking as a reference the Anthropological Theory of Didactics (TAD), the guidelines of the National Common Curricular Base, and the proposal of Ladage and Chevallard, which through a Study and Research Path (PEP) of micro dimension, divided into two moments: The Research PEP constituted the Studies of the teaching problem and the Epistemological dimension and a micro - Intervention PEP constituted the Institutional Economic and Ecological Dimensions. A didactic experience of Notions of Statistics and Probability with 25 students in teacher training of the Integrated Degree in Education in Mathematics, Science and Language at the Universidade Federal do Pará, from August to December 2020. The main result obtained with the research indicate to the resourcefulness of future teachers covering the reading, construction and interpretations of tables and graphs. The classes made it possible for future teachers to be able to understand and interpret the construction of tables and graphs and how the information can be treated for the development of activities that composed an educational product called “the didactic portfolio for the teaching of Notions of Statistics and Probability”. The field research was of great help in the learning of the technique and the understanding of the importance of this study not only in the lives of students, but in society in general.
Keywords: Noções de probabilidade e estatística
Formação inicial de professores
Percurso de estudo e pesquisa
Notions of probability and statistics
Initial teacher training
Study and research path
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ConstrucaoPortfolioNocoes.pdf8,15 MBAdobe PDFView/Open
Produto_PortfolioDidaticoNocoes.pdf4,92 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons