A Teoria dos stakeholders e os efeitos de encadeamento para trás do capital transnacional na Amazônia: o reflexo econômico da Hydro no setor terciário do município de Barcarena

Imagem de Miniatura

Data

29-06-2021

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citar como

RIBEIRO, Erlon Cid Reis. A Teoria dos stakeholders e os efeitos de encadeamento para trás do capital transnacional na Amazônia: o reflexo econômico da Hydro no setor terciário do município de Barcarena. Orientador: Fábio Carlos da Silva. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14511. Acesso em:.

DOI

Abordagens em torno da ideia de desenvolvimento pautado numa visão integral no sentido de que a transcendência da consciência humana promova uma postura agregadora em suas relações, sejam, sociais, econômicas e até mesmo no tratamento das questões ambientais é a essência deste trabalho. No intuito de concebê-lo dentro de um padrão científico, pautou-se como objetivo, discorrer sobre a Teoria dos Stakeholders com seu potencial colaborativo para o desenvolvimento humano e em consequência para a sua coletividade, ilustrada a partir de uma perspectiva do pensamento clássico do desenvolvimento hirschmaniano em sua Teoria dos Efeitos de Encadeamento para Trás. A referida observação deu-se no importante polo industrial do Pará, localizado no município de Barcarena, elencando-se a refinaria de alumina Hydro, enquanto um recorte da reprodução costumaz do capital transnacional em nações periféricas do ponto de vista econômico e o reflexo disto na referida região local. Uma abordagem a respeito da Teoria dos Stakeholders quanto a mudança do paradigma organizacional em relação a maximização do lucro, a assimilação da natureza, ao indivíduo e sua coletividade, como partes da fisiologia do mundo corporativo, apresentando a essência capitalista, suas contradições, externalidades negativas e seu reflexo nas interações globais a nível político, econômico, humano, social e ambiental foi o caminho escolhido, na tentativa em se aproximar de uma percepção da relação do capital transnacional com a região local do município de Barcarena. Ao final, sem o detrimento da compreensão dos efeitos nocivos imputados pelo modo de produção capitalista as sociedades da periferia econômica global, entende-se a importância da Teoria do Stakeholders e seu “perfil integralizante”, apresentada como um pensamento contributivo que se observa materializado na ideia dos Efeitos de Encadeamento para Trás, corroborando com o fortalecimento do setor terciário do município de Barcarena.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Programa

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI