Importância da formação continuada e gestão democrática na escola contemporânea

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-07-2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia

Citar como

VELOSO, Ana Maria de Freitas; GUIMARÃES, Bianca Portilho; COSTA, José Alex Barreiros da. Importância da formação continuada e gestão democrática na escola contemporânea. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 411-419. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14519. Acesso em:.

DOI

O presente artigo, busca analisar o trabalho do coordenador pedagógico com foco em duas ações, sendo estas: a formação continuada e a efetiva participação da comunidade escolar (direção, professores, pais, alunos e comunidade local). Para um melhor desenvolvimento desse trabalho, além de embasamentos teóricos, foi realizada uma pesquisa de campo na escola Centro Educacional Amiguinhos em Cristo no mu- nicípio de Cametá-PA. Sabemos que o campo de atuação do coordenador pedagógico é muito amplo, tendo este a função de articulador, formador e transformador. Frente aos desafios que surgem com as novas concepções da contemporaneidade, é responsável por oferecer condições que viabilizam o trabalho coletivo com o corpo docente para o desenvolvimento das propostas curriculares, ajudando também os mesmos a serem reflexivos e críticos em suas práticas. Não obstante, outro desafio deste profissional se refere ao planejamento coletivo democrático, sabemos que este é de suma importância no sistema de ensino escolar, pois todos os envolvidos no processo possuem direito de posicionamento em razão das atividades desenvolvida no âmbito educacional, prevale- cendo assim a gestão democrática.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

ExePEPe

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0