A atribuição do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS/Cametá)

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2018-07

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A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes

Editora(s)

Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia

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Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia

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FERREIRA, Ana Cláudia; BARRA, Aida; BOTELHO, Damaris. A atribuição do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS/Cametá). In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 317-324. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14526. Acesso em:.

DOI

O presente artigo de investigação surgiu no estágio supervisionado em am- biente não escolar que faz parte do desenho curricular do Curso de Pedagogia da Uni- versidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins Cametá, turma 2015 intervalar. O estágio em ambiente não escolar é componente obrigatório para a formação acadêmica e profissional dos alunos sendo um complemento do aprendizado obtido em sala de aula. Dessa forma, houve a necessidade de investigar sobre qual o papel no pedagogo no ambiente não escolar, em especial no Centro de referência de assistência social CRAS, localizado no Bairro nova Cametá. O principal objetivo foi buscar respostas para várias indagações que surgiram: qual a atribuição do pedagogo nesse ambiente? as principais dificuldades e desafios enfrentados? E qual o plano de ação? Corroborando com diversos autores, tais como Libâneo, Freire e Gohn que tam- bém discutem sobre a educação não formal, ou seja, fora do ambiente escolar, podemos depreender que o papel do pedagogo nesse novo campo de atuação, demonstra o ca- ráter multifacetado da profissão que ultrapassa a atividade docente por entre os muros escolares e que não se resume à relação educador-educando. A ação pedagógica deve direcionar-se à emancipação dos sujeitos nos diversos espaços.

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FERREIRA, Ana Cláudia; BARRA, Aida; BOTELHO, Damaris. A atribuição do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS/Cametá). In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 317-324. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14526. Acesso em:.