Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14540
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Jul-2018
Autor(es): FERREIRA, Renata Lopes
RIBEIRO, Edilene dos Santos
FONSECA, Jéssica Lanna Oliveira
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Construção naval como patrimônio cultural e educacional
Citar como: FERREIRA,Renata Lopes; RIBEIRO, Edilene dos Santos; FONSECA, Jéssica Lanna Oliveira. Construção naval como patrimônio cultural e educacional. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 183-191. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14540. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho com o tema: Construção Naval como patrimônio cultural e educacional, tem por objetivo ressaltar a importância que essa atividade traz para a construção cultural e educacional para seus praticantes, os “construtores de barco”, assim chamados pelas pessoas de suas localidades, onde se encontram os estaleiros, lugares, nos quais, produzem essas embarcações. A pesquisa foi fundamentada em ca- ráter qualitativo, sendo desenvolvida a partir de observações em campo e análise das entrevistas semiestruturadas, com visitas realizadas nos municípios de Abaetetuba e Igarapé Miri, no Estado do Pará. Por conseguinte, se tem as seguintes questões como norteadoras: Como o conhecimento necessário foi adquirido apesar da baixa (ou nenhu- ma) escolaridade dos construtores e como ele é repassado para as gerações seguintes? Esses trabalhadores consideram a atividade que praticam como sendo um patrimônio cultural do município? Dessa maneira, almejou-se analisar os direcionamentos de como o processo educativo e cultural se concebem, e como se refletem na vida dos fazedores de barcos, além de seu valor cultural e históricos nos municípios citados.
Palavras-chave: Cultura
Embarcações
Educação
Título do Periódico: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
Tema: A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes
Eixo Temático: Educação, Cultura e Diversidade
ISSN: 2595-5306
País: Brasil
Instituição: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CABAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ConstrucaoNavalPatrimonio.pdf913,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons