Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14540
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | Jul-2018 |
Autor(es): | FERREIRA, Renata Lopes RIBEIRO, Edilene dos Santos FONSECA, Jéssica Lanna Oliveira |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Construção naval como patrimônio cultural e educacional |
Citar como: | FERREIRA,Renata Lopes; RIBEIRO, Edilene dos Santos; FONSECA, Jéssica Lanna Oliveira. Construção naval como patrimônio cultural e educacional. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 183-191. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14540. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho com o tema: Construção Naval como patrimônio cultural e educacional, tem por objetivo ressaltar a importância que essa atividade traz para a construção cultural e educacional para seus praticantes, os “construtores de barco”, assim chamados pelas pessoas de suas localidades, onde se encontram os estaleiros, lugares, nos quais, produzem essas embarcações. A pesquisa foi fundamentada em ca- ráter qualitativo, sendo desenvolvida a partir de observações em campo e análise das entrevistas semiestruturadas, com visitas realizadas nos municípios de Abaetetuba e Igarapé Miri, no Estado do Pará. Por conseguinte, se tem as seguintes questões como norteadoras: Como o conhecimento necessário foi adquirido apesar da baixa (ou nenhu- ma) escolaridade dos construtores e como ele é repassado para as gerações seguintes? Esses trabalhadores consideram a atividade que praticam como sendo um patrimônio cultural do município? Dessa maneira, almejou-se analisar os direcionamentos de como o processo educativo e cultural se concebem, e como se refletem na vida dos fazedores de barcos, além de seu valor cultural e históricos nos municípios citados. |
Palavras-chave: | Cultura Embarcações Educação |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
Eixo Temático: | Educação, Cultura e Diversidade |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CABAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ConstrucaoNavalPatrimonio.pdf | 913,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons