Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14545
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | Jul-2018 |
Autor(es): | RODRIGUES, Daniele Azevedo BRÍCIO, Vilma Nonato de |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Um estudo sobre a prática do professor na educação infantil no município de Abaetetuba |
Citar como: | RODRIGUES, Daniele Azevedo; BRÍCIO, Vilma Nonato de. Um estudo sobre a prática do professor na educação infantil no município de Abaetetuba. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 51-58. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14545. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo a análise e reflexão das práticas o profes- sor de Educação infantil. Portanto, a intenção é discutir sobre a pratica de ensino dos professores da rede pública que atuam nessa etapa da educação básica, no município de Abaetetuba. O estudo propõe fazer a relação do que foi analisado na pesquisa com embasamento em estudos de importantes teóricos que abordam a história da educação infantil, legislação, pratica de ensino, o papel do professor e do adulto, saúde nas insti- tuições de educação infantil, sexualidade e gênero, ambiente escolar e sua organização, importância da leitura, bem como o Multiculturalismo e educação. Como procedimento metodológico foi realizada a pesquisa em uma escola da Rede Municipal, a qual atende crianças de 3 a 6 anos de idade. Foi utilizada a entrevista semiestruturada assim como a observação participante com uma das professoras do quadro docente daquela insti- tuição. A análise dos dados apontou que a prática da professora baseava-se na opressão e no controle a qual prejudica o desenvolvimento das crianças nessa fase da infância. |
Palavras-chave: | Educação infantil Prática do professor Criança |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
Eixo Temático: | Educação, Cultura e Diversidade |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/ICED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EstudoPraticaProfessor.pdf | 298,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons