Rainhas Transformistas de Abaetetuba: con(cu)rsos, performances e performatividades

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2021-07-30

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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LOBATO, Heberton dos Santos. Rainhas Transformistas de Abaetetuba: con(cu)rsos, performances e performatividades. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14616. Acesso em:.

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A presente pesquisa em arte tem como objetivo criar uma bricolagem entre etnografia e auto-etnografia interligando as memórias dessa pesquisadora-transformista às das artistas transformistas de Abaetetuba. À luz das teorias da performance, memória e performatividade de gênero, o que se busca compreender são os processos criativos, transições de gênero e posturas políticas das artistas a partir de suas participações nos concursos gays na cidade de Abaetetuba (lócus da pesquisa). Os teóricos-base são Richard Schechner (2003; 2013; 2012); Judith Butler ( 2018 ;2019); Paul Preciado (2017; 2018) e Pierre Nora (1993), a partir dos quais cria-se um diálogo fecundo com outros autores e conceitos dando vida ao corpo dissertativo. Em vista a alcançar o objetivo proposto, na coleta dos dados etnográficos utilizouse entrevistas semiestruturadas, observações in loco, coletas de textos visuais e pesquisa bibliográfica. Como resultado, o estudo aponta: a- a existência decolonial da estética transformista e sua diferença em relação a estética Drag (Queen/King); b- a existência, nos concursos gays, de uma micropolítica do desejo capaz de mobilizar territórios (espaço social) e territorialidades (relações dos sujeitos com seu espaço interno e externo); c- a interferência real da cultura amazônica no imaginário criativo transformista; d- existência de categorias comuns entre a performance art e a performance cultural nos concursos gays (efemeridade, transgressão, caráter político, aproximação vida/arte); e, e-aumento da visibilidade, respeito e reconhecimento dos artistas gays, por meio dos concursos de dança/desfile em Abaetetuba. A dissertação está dividida da seguinte forma: no primeiro capítulo, contextualiza-se a microrregião do Baixo Tocantins em suas múltiplas dimensões (sociais, estéticas, políticas), com foco na cidade de Abaetetuba. No segundo, pondera-se sobre a categoria artística transformismo buscando justificar a escolha sobre tal estética, além de apresentar alguns elementos que compõem os concursos gays. No terceiro, evoca-se as categorias performance e performatividade intuitando refletir sobre as memórias restauradas/performativas das Rainhas Transformistas que, ao virem a tona a partir do contexto sociocultural abaetetubense, (re)constroem cenários artísticos, identitários, micropolíticos, espaciais, visuais, educacionais e históricos. Por fim, na conclusão, realiza-se a apuração metafórica dos votos coroando, em meio às dificuldades e conhecimentos adquiridos, as antigas e novas Rainhas Transformistas de Abaetetuba.

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LOBATO, Heberton dos Santos. Rainhas Transformistas de Abaetetuba: con(cu)rsos, performances e performatividades. Orientadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14616. Acesso em:.