Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14656
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Issue Date: Jun-2017
metadata.dc.creator: CASTRO, Fábio Fonseca de
CASTRO, Marina Ramos Neves de
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Mídia, intersubjetividade e quotidianidade: Etnografia das práticas comunicacionais em uma feira de Belém
Other Titles: Media, intersubjetivity and everyday life: ethnography of communication practices at a fair in Belém
Citation: CASTRO, Fábio Fonseca de; CASTRO, Marina Ramos Neves de. Mídia, intersubjetividade e quotidianidade: etnografia das práticas comunicacionais em uma feira de Belém. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 26., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14656. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O artigo descreve uma pesquisa etnográfica com apoio da etnometodologia realizada numa feira da cidade de Belém, Pará em dois momentos temporais: um com nove meses de duração em 2011-12 e outro com seis meses de duração, em 2015. Observando os processos comunicacionais e culturais presentes nas interações sociais dessa feira, procura-se descrever as tipificações (Schutz, 1967) que conforma a intersubjetividade dos sujeitos sociais que a frequentam. Nesse percurso, descreve-se e discute-se essas tipificações como a forma social (Simmel, 1999; Simmel, 2006) de uma quotidianidade banal (Heidegger, 1976; Heidegger, 1985; Heidegger 1992) e procura-se pensar nessas tipificações por meio da noção heideggeriana de falatório (Gerede), entendida enquanto processo comunicacional-cultural afeito à banalidade da vida quotidiana.
Abstract: This article describes an ethnographic research with the support of ethnomethodology held on a market in the city of Belém, Pará in two periods: the first one with nine months in 2011-12 and the other one with six months in 2015. Observing the communicational and cultural processes present in the social interactions present in this market, we try to describe the typifications (Schutz, 1967) that conforms intersubjectivity of social subjects who attend there. Along the way, we describes and discusses these typifications as social forms (Simmel, 1999; Simmel, 2006) of a banal everyday life (Heidegger, 1976, Heidegger, 1985; Heidegger 1992) and we seek to reflect on these typifications through Heidegger's notion of iddle talk (Gerede), understood as communication and cultural process accustomed to the banality of everyday life.
Keywords: Intersubjetividade
Tipificação
Quotidiano
Intersubjectivity
Typification
Everyday life
Series/Report no.: Compós
metadata.dc.subject.thematicaxis: Comunicação e Cultura
ISSN: 2236-4285
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://proceedings.science/compos/compos-2017/papers/midia--intersubjetividade-e-quotidianidade--etnografia-das-praticas-comunicacionais-em-uma-feira-de-belem#
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Eventos - ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_MidiaIntersubjetividadeQuotidianidade.pdf666,64 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons