Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14663
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Jun-2020
Autor(es): CASTRO, Marina Ramos Neves de
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Comprando na feira: experienciando a carne do mundo. Etnografia e comunicação intersensorial
Título(s) alternativo(s): Buying at the fair: experiencing the world's meat. Ethnography and intersensory communication
Citar como: CASTRO, Marina Ramos Neves de. Comprando na feira: experienciando a carne do mundo. Etnografia e comunicação intersensorial. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14663. Acesso em:.
Resumo: Nosso objetivo, com este trabalho, é discutir a relação entre a comunicação intersensorial na conformação do gosto vivenciado na feira do Guamá. Nosso trabalho parte de uma etnografia sensorial (PINK, 2010; 2009 [2017]) realizada entre agosto de 2011 e agosto de 2017. Utilizamos como procedimento teórico metodológico a fenomenologia de Gadamer (1976) e de Merleau-Ponty (1945), procurando estabelecer uma fusão entre a reflexão etnográfica e a redução, ou a descrição fenomenológica, com o objetivo de escavar os sentidos das interações sensoriais a partir dos processos de comunicação dos sentidos do corpo e produzidos através dele nas formas de interagir na feira do Guamá e, a partir de então, na conformação do gosto ali vivenciado. Ou seja, procuramos compreender como o gosto na feira é produzido a partir dos processos cognitivos percebidos pelo corpo e, ao mesmo tempo, produzido pelos sentidos no seio das interações ali produzidas, gerando processos comunicacionais e, participando, assim, do engendramento e das sociações ou formas sociais (SIMMEL, 1983, 2006; 2013) ali geradas.
Abstract: Our aim, with this work, is to discuss the relationship between intersensory communication in shaping of the taste experienced at the fair in Guamá. Our work is based on a sensory ethnography (PINK, 2010; 2009 [2017]) carried out between August 2011 and August 2017. We use the phenomenology of Gadamer (1976) and Merleau-Ponty (1945) as a theoretical-methodological procedure, seeking to establish a fusion between ethnographic reflection and reduction, or phenomenological description, in order to excavate the senses of sensory interactions at starting from the communication processes of the senses of the body and produced through it in the ways of interacting at the fair in Guamá and, from then on, in the conformation of the taste experienced there. In other words, we try to understand how taste at the fair is produced from the cognitive processes perceived by the body and, at the same time, produced by the senses within the interactions produced there, generating communication processes and, thus, participating in the engendering and societies or social forms (SIMMEL, 1983, 2006; 2013) generated there.
Palavras-chave: Etnografia sensorial
Comunicação intersensorial
Interação
Gosto
Forma social
Sensory ethnography
Intersensory communication
Interaction
Taste
Social form
Título do Periódico: Compós
Eixo Temático: Comunicação e Cultura
ISSN: 2236-4285
País: Brasil
Instituição: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/comprando-na-feira--experienciando-a-carne-do-mundo--etnografia-e-comunicacao-intersensorial
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ComprandoFeiraExperienciando.pdf620,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons