Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14664
Tipo: Artigo de Evento
Fecha de publicación : jun-2020
Autor(es): CASTRO, Fábio Fonseca de
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém
Otros títulos : Liminar and liminoid temporalities. Music and semiotical blues in the longging balls of Belém
Citación : CASTRO, Fábio Fonseca de. Temporalidades liminares e liminoides. Música e semiotical blues nos bailes da saudade de Belém. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14664. Acesso em:.
Resumen: Este artigo resume os resultados de uma etnografia realizada nos “bailes da saudade” de Belém, Pará. Busca-se refletir a respeito da sensibilidade musical e dos artifícios e dispositivos de produção da temporalidade na cultura urbana dessa cidade. Relacionamos etnografia e fenomenologia busca-se compreender fenômenos culturais relacionados a essa sensibilidade, identificando seus componentes nostálgicos por meio de uma categoria analítica: o semiotical blues. No horizonte dessa perspectiva, tenta se compreender a relação entre música, temporalidade e emoção utilizando as reflexões de Heidegger (2012) sobre a temporalidade quotidiana, Derrida (1972; 1994) sobre a questão da “metafísica da presença” Schutz (1967; 2012), sobre os processos intersubjetivos que compõem a cultura.
Resumen : This article summarizes the results of an ethnography carried out at the “bailes da saudade” in Belém, Pará. It seeks to reflect on the musical sensitivity and the devices and devices for the production of temporality in the urban culture of that city. We relate ethnography and phenomenology in an attempt to understand cultural phenomena related to this sensitivity, identifying its nostalgic components through an analytical category: the semiotical blues. In the perspective of this perspective, an attempt is made to understand the relationship between music, temporality and emotion using Heidegger's (2012) reflections on daily temporality, Derrida (1972; 1994) on the question of the “metaphysics of presence” Schutz (1967; 2012 ), on the intersubjective processes that make up culture.
Palabras clave : Bailes da saudade
Festa
Saudade
Temporalidade
Emoção
Party
Missing
Temporality
Emotion
Series/Report no.: Compós
metadata.dc.subject.thematicaxis: Estudos de Som e Música
ISSN : 2236-4285
País: Brasil
Editorial : Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://proceedings.science/compos/compos-2020/papers/temporalidades-liminares-e-liminoides-musica-e-semiotical-blues-nos-bailes-da-saudade-de-belem#
Aparece en las colecciones: Trabalhos Apresentados em Eventos - ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_TemporalidadesLiminaresLiminoides.pdf792,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons