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dc.creatorDIAS, Renan Marcelo da Costa-
dc.date.accessioned2022-09-13T18:29:19Z-
dc.date.available2022-09-13T18:29:19Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationDIAS, Renan Marcelo da Costa. Um estudo acerca da inserção de aspectos históricos dos conceitos de dependência e independência linear em cursos de álgebra linear. Orientador: Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14735. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14735-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate how the historical development of the concepts of Linear Dependence and Independence can be approached in Linear Algebra courses to enable a better understanding of these concepts by Mathematics undergraduates. To this end, we developed a Bibliographic Research with a qualitative approach for data analysis consisting of two moments. In the first moment, based on Dorier (1995b; 2000) and Moore (1995), we discuss the historical constitution of Linear Algebra, in which we identify four different preceding notions of the current concepts of Linear Dependence and Independence, whether they are inclusive dependence (Euler), unified dependence for equations and n-tuples (Frobenius), generalization of dependence to n-dimensional space (Grassmann) and axiomatization of dependence and linear independence (Peano). In the second moment, we present didactic suggestions, based on Mendes (2006; 2015; 2016) and Brandemberg (2018; 2021), on how to approach these different notions in Linear Algebra courses. Such suggestions aim to give students the opportunity to have contact with different aspects that allow them to broaden their understanding of linearity as a relationship between vectors, as well as to visualize the current definitions of Linear Dependence and Independence as a language that does not discard the notions given by Euler, Frobenius, Grassmann or Peano, but keep them in a unifying and generalizing character.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-09-13T18:29:09Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EstudoAcercaInsercao.pdf: 2131347 bytes, checksum: f3d039182136586fa296757aca733f49 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-09-13T18:29:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EstudoAcercaInsercao.pdf: 2131347 bytes, checksum: f3d039182136586fa296757aca733f49 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-13T18:29:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EstudoAcercaInsercao.pdf: 2131347 bytes, checksum: f3d039182136586fa296757aca733f49 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-02-22en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectÁlgebra linearpt_BR
dc.subjectDependência e independência linearpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento histórico-epistemológicopt_BR
dc.subjectHistory of mathematicspt_BR
dc.subjectLinear algebrapt_BR
dc.subjectLinear dependence and independencept_BR
dc.subjectHistorical-epistemological developmentpt_BR
dc.titleUm estudo acerca da inserção de aspectos históricos dos conceitos de dependência e independência linear em cursos de álgebra linearpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1BRANDEMBERG, João Cláudio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3873561463033176pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0783741001138458pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo investigar de que forma o desenvolvimento histórico dos conceitos de Dependência e Independência Linear pode ser abordado em cursos de Álgebra Linear para viabilizar uma melhor compreensão destes por licenciandos em Matemática. Para tal, desenvolvemos uma Pesquisa Bibliográfica com abordagem qualitativa para análise de dados constituída de dois momentos. No primeiro momento discorremos, com base em Dorier (1995b; 2000) e Moore (1995), sobre a constituição histórica da Álgebra Linear, na qual identificamos quatro diferentes noções precedentes dos atuais conceitos de Dependência e Independência Linear, sejam elas, dependência inclusiva (Euler), dependência unificada para equações e n-uplas (Frobenius), generalização da dependência para o espaço ndimensional (Grassmann) e axiomatização da dependência e independência linear (Peano). No segundo momento apresentamos sugestões didáticas, fundamentadas em Mendes (2006; 2015; 2016) e Brandemberg (2018; 2021), sobre como abordar essas diferentes noções em cursos de Álgebra Linear. Tais sugestões prezam em oportunizar aos alunos o contato com diferentes aspectos que lhes possibilitem ampliar a compreensão da linearidade como uma relação entre vetores, bem como visualizar as atuais definições de Dependência e Independência Linear como uma linguagem que não descarta as noções dadas por Euler, Frobenius, Grassmann ou Peano, mas as conservam em um caráter unificador e generalizante.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4305-9948pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8848-3550pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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