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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14785
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 1-Jan-2022 |
Autor(es): | SILVA, Fernanda Sousa e |
Primeiro(a) Orientador(a): | CUNHA, Myriam Crestian Chaves da |
Título: | Avaliação formativa como estratégia de desenvolvimento profissional de professores de português língua estrangeira |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SILVA, Fernanda Souza e. Avaliação formativa como estratégia de desenvolvimento profissional de professores de português língua estrangeira. Orientadora: Myriam Crestian Chaves da Cunha. 2022. 257 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14785. Acesso em: . |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto a formação inicial de professores de Português Língua Estrangeira (PLE). Tendo em vista o paradigma contemporâneo de formação docente, que prima pelo desenvolvimento da reflexividade como meio de preparar profissionais capazes de lidar com os desafios de situações de ensino-aprendizagem cada vez mais complexas, buscou-se, com este estudo, contribuir para a formação inicial do professor de PLE com base na avaliação formativa enquanto estratégia de desenvolvimento profissional. Diante disso, construiu-se uma articulação teórica entre o desenvolvimento profissional do professor de PLE e a avaliação formativa, adotada como princípio organizador de um dispositivo de intervenção e formação elaborado com base na perspectiva francófona de avaliação formativa – enquanto dispositivo de ensino-aprendizagem (ALLAL, 2007; MOTTIER LOPEZ, 2015) e estratégia de desenvolvimento profissional (JORRO, 2007) – bem como nos trabalhos de Pastré (2002, 2005, 2007, 2011a, 2011b), nos estudos sobre gestos profissionais (BUCHETON et al., 2008) e sobre gestos didáticos (AEBY-DAGHÉ; DOLZ, 2008; SCHNEUWLY, 2009). Assim, foi desenvolvido um estudo de caso interventivo (FALTIS, 1997) junto a um professor-estagiário iniciante no curso de PLE da Universidade Federal do Pará dirigido a estudantes estrangeiros pré-selecionados do Programa de Estudantes-Convênio Graduação (PEC-G) que se preparam Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Ao longo de cinco meses, buscou-se favorecer o despertar da reflexividade do participante da pesquisa por meio de atividades que envolviam a elaboração de diários reflexivos, entrevistas de autoconfrontação (CLOT; FAÏTA, 2000) e reuniões de formação centradas na análise de sua prática com intuito de favorecer a construção de um agir didático (SILVA, 2013) mais formativo. O impacto desse dispositivo de intervenção e formação na atuação profissional do professor-estagiário se fez sentir pela emergência de gestos específicos e, consequentemente, pelo incremento do seu repertório didático em direção a um agir didático mais voltado para o propiciamento de fontes potenciais de regulação da aprendizagem de aprendentes de PLE. Ademais, também houve aprofundamento dos seus processos reflexivos rumo a análises mais minuciosas, pautadas em operações de conceitualização da ação passada, tendo em vista a regulação do agir futuro, análises estas que foram favorecidas pelo contínuo processo de “reflexão-sobre-a-ação” (SCHÖN, 1983). Desse modo, esta investigação concluiu que a avaliação formativa, como dispositivo de formação, pode atuar efetivamente como motor do desenvolvimento da reflexividade docente e consequentemente, contribui positivamente para o desenvolvimento profissional do professor de PLE. |
Résumé: | L'objet de cette recherche est la formation initiale des enseignants de portugais comme langue étrangère. En tenant compte du paradigme contemporain de la formation des enseignants, qui met l'accent sur le développement de la réflexivité comme moyen de préparer des professionnels capables à faire face aux défis de situations d'enseignement-apprentissage de plus en plus complexes, cette étude avait pour but de contribuer à la formation initiale de l'enseignant de PLE en s’appuyant sur l'évaluation formative comme stratégie de développement professionnel. Dans cette perspective, une articulation théorique a été construite entre le développement professionnel de l'enseignant de PLE et l'évaluation formative, adoptée comme principe organisateur d'un dispositif d'intervention et de formation élaboré à partir de la perspective francophone de l'évaluation formative – comme dispositif d'enseignement-apprentissage (ALLAL, 2007; MOTTIER LOPEZ, 2015) et comme stratégie de développement professionnel (JORRO, 2007) – ainsi qu’à partir des travaux de Pastré (2002, 2005, 2007, 2011a, 2011b), des études sur les gestes professionnels (BUCHETON et al., 2008) et sur les gestes didactiques (AEBY-DAGHÉ ; DOLZ, 2008 ; SCHNEUWLY, 2009). Pour mettre en oeuvre ce dispositif, une étude de cas interventionnelle (FALTIS, 1997) a été réalisée auprès d’un enseignant-stagiaire débutant dans le cours de PLE de l'Université Fédérale de Pará destiné à des étudiants étrangers présélectionnés du “Programa Estudantes-Convênio Graduação” (PEC-G) qui se préparent à passer l'Examen de “Certificação em Língua Portuguesa para Estrangeiros” (Celpe-Bras). Pendant cinq mois, nous avons cherché à favoriser l'éveil de la réflexivité du participant à la recherche au travers d’activités qui impliquaient la préparation de journaux réflexifs, d'entretiens d'autoconfrontation (CLOT ; FAÏTA, 2000) et de réunions de formation centrées sur l'analyse de sa pratique afin de favoriser la construction d'un agir didactique (SILVA, 2013) plus formatif. L'impact de ce dispositif d’intervention et de formation sur le développement professionnel de l'enseignant de PLE participant à la recherche s'est fait sentir par l'émergence de gestes spécifiques et, par conséquent, par l'enrichissement de son répertoire didactique vers un agir didactique davantage axé sur la multiplication des sources potentielles de régulation de l'apprentissage par les apprenants de PLE. En outre, on a constaté un approfondissement de ses processus réflexifs vers des analyses plus détaillées basées sur des opérations de conceptualisation de l'action passée, en vue de réguler l'action future, ces analyses ayant été favorisées par le processus continu de "réflexion sur l'action" (SCHÖN, 1983). Ainsi, cette recherche a conclu que l'évaluation formative, en tant que dispositif de formation, peut effectivement agir comme un moteur pour le développement de la réflexivité de l'enseignant et contribue ainsi positivement au développement professionnel de l'enseignant du PLE. |
Palavras-chave: | Avaliação formativa Évaluation formative Paradigma da reflexidade Paradigme de la réfléxivité Desenvolvimento profissional Développement professionnel Agir Didático Agir Didactique Formação inicial Formation initiale Português língua estrangeira Portugais langue étrangère |
Área de Concentração: | ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Linha de Pesquisa: | ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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