Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14833
Tipo: Dissertação
Data do documento: 1-Jul-2022
Autor(es): SERRA, Naum de Jesus
Primeiro(a) Orientador(a): NUNES, José Messildo Viana
Segundo(a) Orientador(a): MUNES, José Messildo Viana
Título: Modelização de organizações praxeológicas de sistema de numeração decimal: ensino de soma e subtração aritmética utilizando a linguagem de programação scratch
Citar como: SERRA, Naum de Jesus. Modelização de organizações praxeológicas de sistema de numeração decimal: ensino de soma e subtração aritmética utilizando a linguagem de programação scratch. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14833. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho dissertativo foi motivado pela preocupação com os paradigmas existentes entre o saber e o saber-fazer docente em sala de aula. Desse modo, com o intuito de contribuir para formação continuada de professores dos anos iniciais do município do Acará-PA, esta pesquisa busca questionar o Modelo Epistemológico Dominante (MED) existente nas instituições de ensino e construir um Modelo Epistemológico de Referência (MER) para que em estudos futuros este sirva de base para a constituição de um modelo Epistemológico Alternativo (MEA) que venha melhorar as Organizações Matemáticas e Didáticas (OM e OD) dos docentes em relação ao Sistema de Numeração decimal (SND) e as operações de Soma e Subtração, pois pesquisas evidenciam que tais paradigmas muitas vezes estão relacionados a um vazio didático capaz de ocasionar falhas no processo de transposição didática, provocando restrições no ensino e aprendizagem dos objetos matemáticos. Nesse contexto, considerando a existência de incompletudes no trabalho docente relativo aos objetos matemáticos citados, esta pesquisa traz a seguinte questão Q: Quais praxeologias matemáticas devem ser mobilizadas na constituição de um Modelo Epistemológico de Referência (MER) Para o Sistema de Numeração Decimal Voltado ao Ensino de Soma e Subtração Aritmética Utilizando a Linguagem de Programação Scratch? Para responder à questão de pesquisa, este trabalho fundamentou-se na Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, e por intermédio da Dialética das Mídias e Milieux, construiu o MER híbrido, baseando-se nos estudos de Célia Brant (2005) e Thomas Sierra (2006), utilizando como ferramenta digital o Software Scratch. No decorrer da pesquisa, foram evidenciadas as dimensões do problema didático: dimensão epistemológica, dimensão econômica institucional e dimensão ecológica. Nessa direção a dimensão epistemológica permitiu a construção do MER e a partir dele, fazer análises e algumas inferências sobre a dimensão econômica institucional e ecológica, sendo deixado para estudos futuros, um estudo mais aprofundado sobre a dimensão econômica institucional, para que a partir de então, sejam feitas análises em alguns livros didáticos adotados pelas instituições de ensino daquele município, trazendo luz às relações institucionais existentes entre os objetos matemáticos e os professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, em estudos a posteriori, pretende-se aplicar o MER híbrido em uma formação continuada de professores com o intuito de fazer emergir um Modelo Epistemológico Alternativo (MEA) com o objetivo de agregar novos saberes ao Equipamento Praxeológico (EP) dos docentes envolvidos na formação.
Palavras-chave: Software Scratch
Sistema de numeração decimal
Operações fundamentais
Formação de professores
Dialética das mídias e Milieux
TAD
Software Scratch
Decimal numbering system
Fundamental operations
Teacher training
Dialectic of the media and Milieux
TAD
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ModelizacaoOrganizacoesPraxeologicas.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons