Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAJANGO, Eunice Maria Figueira-
dc.date.accessioned2022-10-27T17:10:54Z-
dc.date.available2022-10-27T17:10:54Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.citationCAJANGO, Eunice Maria Figueira. Educação matemática e cognição corporificada em uma classe hospitalar: vivências partilhadas. Orientador: Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14887. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14887-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how experiences shared by people who attend or have attended hospital classroom reverberate the relation between mathematics education and socio-sensory components, when mathematics education is considered from embodied cognition perspective and, thus, intertwined to the personal paths of pupils and educator. The other research participants are four students and a former student, all of them women, from a hospital class in Belém/PA. The data were produced through semi-structured interviews and pedagogical activities, and are grouped in two central themes: (re)signification of experiences in mathematics education and the intertwining of dialogical paths. Data analysis and discussion are based mainly on studies on pedagogical monitoring in hospital and home environments, as well on studies on mathematics education from the embodied cognition perspective. I believe that results throughout the research carried out the participants support the thesis that when socio-sensory elements are assumed as inseparable from teaching and learning, the experiences related to mathematics education in hospital classroom contribute to the entanglement of the pupils´ repertoire, as well as providing a movement of educator self-training.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-10-27T17:10:45Z No. of bitstreams: 2 Tese_EducacaoMatematicaCognicao.pdf: 5131520 bytes, checksum: 1b80ccd5c3ad4d4b5ef1f7d9925c72b9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-10-27T17:10:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_EducacaoMatematicaCognicao.pdf: 5131520 bytes, checksum: 1b80ccd5c3ad4d4b5ef1f7d9925c72b9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-27T17:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_EducacaoMatematicaCognicao.pdf: 5131520 bytes, checksum: 1b80ccd5c3ad4d4b5ef1f7d9925c72b9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-04-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectCognição corporificadapt_BR
dc.subjectAutoformação docentept_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectHospital classroompt_BR
dc.subjectEmbodied cognitionpt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.titleEducação matemática e cognição corporificada em uma classe hospitalar: vivências partilhadaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1SALES, Elielson Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5467537517169068pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4469860970537343pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta resultados obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagem participante, com o objetivo de analisar como vivências partilhadas por pessoas que frequentam ou frequentaram a classe hospitalar repercutem a relação entre educação matemática e componentes sociossensoriais, quando esta é assumida a partir da perspectiva de cognição corporificada e, portanto, entrelaçada às trajetórias pessoais de educandas e educadora. São também participantes da pesquisa quatro educandas e uma exeducanda de uma classe hospitalar em Belém/PA. Os dados, produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e atividades com caráter pedagógico, estão agrupados em dois eixos temáticos: (res)significação de vivências em educação matemática e entrelaçamento de trajetórias dialógicas. Os referenciais que subsidiam a construção teórica da pesquisa e permeiam a análise e discussão dos dados estão assentados, principalmente, em estudos sobre o acompanhamento pedagógico em ambientes hospitalares e domiciliares e em produções sobre a educação matemática sob a perspectiva de cognição corporificada. Com base nos resultados obtidos a partir do processo imersivo na classe hospitalar e ao longo da pesquisa realizada junto às participantes, defendo a tese de que quando elementos sociossensoriais são assumidos como indissociáveis do ensino e da aprendizagem, sob o viés da cognição corporificada, as vivências relacionadas à educação matemática em classe hospitalar contribuem para o enredamento do repertório de educandos e propiciam um movimento de autoformação docente.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDOCÊNCIA E DIVERSIDADEpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.description.affiliationSECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2195-8117pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6242-582Xpt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_EducacaoMatematicaCognicao.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons