Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14887
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 27-Apr-2022
metadata.dc.creator: CAJANGO, Eunice Maria Figueira
metadata.dc.description.affiliation: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁ
metadata.dc.contributor.advisor1: SALES, Elielson Ribeiro de
Title: Educação matemática e cognição corporificada em uma classe hospitalar: vivências partilhadas
Citation: CAJANGO, Eunice Maria Figueira. Educação matemática e cognição corporificada em uma classe hospitalar: vivências partilhadas. Orientador: Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14887. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta resultados obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagem participante, com o objetivo de analisar como vivências partilhadas por pessoas que frequentam ou frequentaram a classe hospitalar repercutem a relação entre educação matemática e componentes sociossensoriais, quando esta é assumida a partir da perspectiva de cognição corporificada e, portanto, entrelaçada às trajetórias pessoais de educandas e educadora. São também participantes da pesquisa quatro educandas e uma exeducanda de uma classe hospitalar em Belém/PA. Os dados, produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e atividades com caráter pedagógico, estão agrupados em dois eixos temáticos: (res)significação de vivências em educação matemática e entrelaçamento de trajetórias dialógicas. Os referenciais que subsidiam a construção teórica da pesquisa e permeiam a análise e discussão dos dados estão assentados, principalmente, em estudos sobre o acompanhamento pedagógico em ambientes hospitalares e domiciliares e em produções sobre a educação matemática sob a perspectiva de cognição corporificada. Com base nos resultados obtidos a partir do processo imersivo na classe hospitalar e ao longo da pesquisa realizada junto às participantes, defendo a tese de que quando elementos sociossensoriais são assumidos como indissociáveis do ensino e da aprendizagem, sob o viés da cognição corporificada, as vivências relacionadas à educação matemática em classe hospitalar contribuem para o enredamento do repertório de educandos e propiciam um movimento de autoformação docente.
Abstract: This study aims to analyze how experiences shared by people who attend or have attended hospital classroom reverberate the relation between mathematics education and socio-sensory components, when mathematics education is considered from embodied cognition perspective and, thus, intertwined to the personal paths of pupils and educator. The other research participants are four students and a former student, all of them women, from a hospital class in Belém/PA. The data were produced through semi-structured interviews and pedagogical activities, and are grouped in two central themes: (re)signification of experiences in mathematics education and the intertwining of dialogical paths. Data analysis and discussion are based mainly on studies on pedagogical monitoring in hospital and home environments, as well on studies on mathematics education from the embodied cognition perspective. I believe that results throughout the research carried out the participants support the thesis that when socio-sensory elements are assumed as inseparable from teaching and learning, the experiences related to mathematics education in hospital classroom contribute to the entanglement of the pupils´ repertoire, as well as providing a movement of educator self-training.
Keywords: Educação matemática
Classe hospitalar
Cognição corporificada
Autoformação docente
Mathematics education
Hospital classroom
Embodied cognition
Professional development
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: DOCÊNCIA E DIVERSIDADE
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação Matemática e Científica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_EducacaoMatematicaCognicao.pdf5,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons