Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSEABRA, Amanda Carolina de Sousa-
dc.date.accessioned2022-11-03T16:04:57Z-
dc.date.available2022-11-03T16:04:57Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationSEABRA, Amanda Carolina de Sousa. Arquitetura disciplinar na Amazônia: o Educandário Dr. Nogueira de Faria – Ilha de Cotijuba. Orientador ou Orientadora: Diogo Menezes Costa. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14939. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14939-
dc.description.abstractFor more than 30 years, the island of Cotijuba (Belém - PA) has housed three different institutions (reformatory colony, school and prison) that had as their purpose the education and recovery of the individual to live in society. The architecture of this place is great and it draws attention whenever you arrive at this island. This research makes an initial historical survey of what contexts and motives this school was created in the early 1930s and what led to its closure in the late 1970s. From this, it seeks to understand how the architecture of all this construction was used as another form of control of the inmates and, also, to understand how the discipline materialized and was perpetuated for years in this architecture. To do this, we use the architecture archeology approach to reach the objectives, based on three methodologies in this area: spatial, gamma and alpha analysis. With this, it is possible to answer the main question, which is: how did the discipline materialize in the architecture of the educational Dr. Nogueira de Faria?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Orinete Souza (orinetesouza@hotmail.com) on 2022-11-03T13:59:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_ArquiteturaDisciplinarAmazônia.pdf: 12867133 bytes, checksum: 91a508eb11d4b9e60f90c38ae043bffd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Orinete Souza (orinetesouza@hotmail.com) on 2022-11-03T16:04:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_ArquiteturaDisciplinarAmazônia.pdf: 12867133 bytes, checksum: 91a508eb11d4b9e60f90c38ae043bffd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-03T16:04:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_ArquiteturaDisciplinarAmazônia.pdf: 12867133 bytes, checksum: 91a508eb11d4b9e60f90c38ae043bffd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-03-13en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArqueologia da arquiteturapt_BR
dc.subjectInstituições totaispt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectArchaeology of architectureen
dc.subjecttotal institutionsen
dc.subjectAmazonen
dc.titleArquitetura disciplinar na Amazônia: o Educandário Dr. Nogueira de Faria – Ilha de Cotijubapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Diogo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3938588690473816pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865602148441050pt_BR
dc.description.resumoPor mais de 30 anos a ilha de Cotijuba (Belém – PA) abrigou no mesmo espaço três diferentes instituições (colônia reformatória, educandário e presídio) que tinham como propósito a educação e recuperação do indivíduo para o convívio na sociedade no início do século XX. A arquitetura deste local é grandiosa e chama a atenção sempre que se chega a esta ilha. Esta pesquisa faz um levantamento histórico inicial de quais contextos e motivos este educandário foi criado no início da década de 1930 e o que levou o seu fechamento no final da década de 1970. A partir disso, busca compreender como a arquitetura de toda esta construção foi utilizada como mais uma forma de controle dos internos e, também, entender como a disciplina se materializou e se perpetuou por anos nesta arquitetura. Para isso, se utiliza da abordagem da arqueologia da arquitetura para atingir os objetivos, a partir de três metodologias dessa área: análise espacial, gamma e alfa. Com isso, é possível responder a pergunta principal, que é: como a disciplina se materializou na arquitetura do educandário Dr. Nogueira de Faria?pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaARQUEOLOGIA NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARQUEOLOGIApt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3911-6484pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4220-8232pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Antropologia (Mestrado) - PPGA/IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ArquiteturaDisciplinarAmazônia.pdf12,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons