Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14939
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SEABRA, Amanda Carolina de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T16:04:57Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T16:04:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-13 | - |
dc.identifier.citation | SEABRA, Amanda Carolina de Sousa. Arquitetura disciplinar na Amazônia: o Educandário Dr. Nogueira de Faria – Ilha de Cotijuba. Orientador ou Orientadora: Diogo Menezes Costa. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14939. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14939 | - |
dc.description.abstract | For more than 30 years, the island of Cotijuba (Belém - PA) has housed three different institutions (reformatory colony, school and prison) that had as their purpose the education and recovery of the individual to live in society. The architecture of this place is great and it draws attention whenever you arrive at this island. This research makes an initial historical survey of what contexts and motives this school was created in the early 1930s and what led to its closure in the late 1970s. From this, it seeks to understand how the architecture of all this construction was used as another form of control of the inmates and, also, to understand how the discipline materialized and was perpetuated for years in this architecture. To do this, we use the architecture archeology approach to reach the objectives, based on three methodologies in this area: spatial, gamma and alpha analysis. With this, it is possible to answer the main question, which is: how did the discipline materialize in the architecture of the educational Dr. Nogueira de Faria? | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Orinete Souza (orinetesouza@hotmail.com) on 2022-11-03T13:59:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_ArquiteturaDisciplinarAmazônia.pdf: 12867133 bytes, checksum: 91a508eb11d4b9e60f90c38ae043bffd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Orinete Souza (orinetesouza@hotmail.com) on 2022-11-03T16:04:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_ArquiteturaDisciplinarAmazônia.pdf: 12867133 bytes, checksum: 91a508eb11d4b9e60f90c38ae043bffd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-03T16:04:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_ArquiteturaDisciplinarAmazônia.pdf: 12867133 bytes, checksum: 91a508eb11d4b9e60f90c38ae043bffd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2019-03-13 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia da arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Instituições totais | pt_BR |
dc.subject | Amazônia | pt_BR |
dc.subject | Archaeology of architecture | en |
dc.subject | total institutions | en |
dc.subject | Amazon | en |
dc.title | Arquitetura disciplinar na Amazônia: o Educandário Dr. Nogueira de Faria – Ilha de Cotijuba | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Diogo Menezes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3938588690473816 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0865602148441050 | pt_BR |
dc.description.resumo | Por mais de 30 anos a ilha de Cotijuba (Belém – PA) abrigou no mesmo espaço três diferentes instituições (colônia reformatória, educandário e presídio) que tinham como propósito a educação e recuperação do indivíduo para o convívio na sociedade no início do século XX. A arquitetura deste local é grandiosa e chama a atenção sempre que se chega a esta ilha. Esta pesquisa faz um levantamento histórico inicial de quais contextos e motivos este educandário foi criado no início da década de 1930 e o que levou o seu fechamento no final da década de 1970. A partir disso, busca compreender como a arquitetura de toda esta construção foi utilizada como mais uma forma de controle dos internos e, também, entender como a disciplina se materializou e se perpetuou por anos nesta arquitetura. Para isso, se utiliza da abordagem da arqueologia da arquitetura para atingir os objetivos, a partir de três metodologias dessa área: análise espacial, gamma e alfa. Com isso, é possível responder a pergunta principal, que é: como a disciplina se materializou na arquitetura do educandário Dr. Nogueira de Faria? | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | ARQUEOLOGIA NA AMAZÔNIA | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ARQUEOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-3911-6484 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-4220-8232 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Antropologia (Mestrado) - PPGA/IFCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_ArquiteturaDisciplinarAmazônia.pdf | 12,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons