Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14939
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 13-Mar-2019
metadata.dc.creator: SEABRA, Amanda Carolina de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Diogo Menezes
Title: Arquitetura disciplinar na Amazônia: o Educandário Dr. Nogueira de Faria – Ilha de Cotijuba
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: SEABRA, Amanda Carolina de Sousa. Arquitetura disciplinar na Amazônia: o Educandário Dr. Nogueira de Faria – Ilha de Cotijuba. Orientador ou Orientadora: Diogo Menezes Costa. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14939. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Por mais de 30 anos a ilha de Cotijuba (Belém – PA) abrigou no mesmo espaço três diferentes instituições (colônia reformatória, educandário e presídio) que tinham como propósito a educação e recuperação do indivíduo para o convívio na sociedade no início do século XX. A arquitetura deste local é grandiosa e chama a atenção sempre que se chega a esta ilha. Esta pesquisa faz um levantamento histórico inicial de quais contextos e motivos este educandário foi criado no início da década de 1930 e o que levou o seu fechamento no final da década de 1970. A partir disso, busca compreender como a arquitetura de toda esta construção foi utilizada como mais uma forma de controle dos internos e, também, entender como a disciplina se materializou e se perpetuou por anos nesta arquitetura. Para isso, se utiliza da abordagem da arqueologia da arquitetura para atingir os objetivos, a partir de três metodologias dessa área: análise espacial, gamma e alfa. Com isso, é possível responder a pergunta principal, que é: como a disciplina se materializou na arquitetura do educandário Dr. Nogueira de Faria?
Abstract: For more than 30 years, the island of Cotijuba (Belém - PA) has housed three different institutions (reformatory colony, school and prison) that had as their purpose the education and recovery of the individual to live in society. The architecture of this place is great and it draws attention whenever you arrive at this island. This research makes an initial historical survey of what contexts and motives this school was created in the early 1930s and what led to its closure in the late 1970s. From this, it seeks to understand how the architecture of all this construction was used as another form of control of the inmates and, also, to understand how the discipline materialized and was perpetuated for years in this architecture. To do this, we use the architecture archeology approach to reach the objectives, based on three methodologies in this area: spatial, gamma and alpha analysis. With this, it is possible to answer the main question, which is: how did the discipline materialize in the architecture of the educational Dr. Nogueira de Faria?
Keywords: Arqueologia da arquitetura
Instituições totais
Amazônia
Archaeology of architecture
total institutions
Amazon
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ARQUEOLOGIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ARQUEOLOGIA NA AMAZÔNIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Antropologia (Mestrado) - PPGA/IFCH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ArquiteturaDisciplinarAmazônia.pdf12,57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons