Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Ethiene Cardoso da-
dc.date.accessioned2023-01-27T17:04:12Z-
dc.date.available2023-01-27T17:04:12Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationSILVA, Ethiene Cardoso da. Multiletramentos na formação de Professores da EJA. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15218. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15218-
dc.description.abstractThe present research discusses the teaching of the Portuguese language with the discursive genre online news from the perspective of the Pedagogy of Multiliteracies. This study aims to create proposals based on the genre online news as possibilities for expanding the reading and writing proficiency of EJA students. The subjects are language teachers who work in Youth and Adult Education (EJA). The studies are based on research by Bakhtin(2003 [1979]), Bakhtin; Volochínov 2009[1929], Ohuschi (2018), Menegassi (2010), Rojo (2019,2015,2013,2012). The research is applied-based and involves a qualitative approach based on Action Research (Thiollent, 2001). We followed the guidelines proposed by Lopes- Rossi (2008) regarding the pedagogical project of reading and writing of discursive genres. The methodology involved training meetings developed in 4 mini-courses that took place virtually in which theoretical-methodological aspects were worked on, aiming at the elaboration and development of proposals for activities with the genre online news. The results showed that it is necessary to broaden the discussions on Multiliteracies, the continuing education of teachers, and the greater pedagogical and structural investment of schools. These aspects guarantee the access of students and teachers to the technological devices necessary for the work of pedagogical proposals that articulate digital media with the teaching of the online news genre.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2023-01-27T17:03:38Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MultiletramentosFormacaoProfessores.pdf: 4912316 bytes, checksum: a523be62ca73d24757d0716e827d21ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2023-01-27T17:04:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MultiletramentosFormacaoProfessores.pdf: 4912316 bytes, checksum: a523be62ca73d24757d0716e827d21ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-27T17:04:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MultiletramentosFormacaoProfessores.pdf: 4912316 bytes, checksum: a523be62ca73d24757d0716e827d21ab (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectMultiliteraciespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectNotícia on-linept_BR
dc.subjectOnline newspt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleMultiletramentos na formação de Professores da EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226549641470972pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9407230165739138pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa discute o trabalho no ensino da Língua Portuguesa com o gênero discursivo notícia on-line na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos, e tem por objetivo a criação de propostas, a partir do referido gênero, como possibilidades de ampliação da proficiência em leitura e escrita dos alunos da EJA. Os sujeitos são professores de Língua que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudos mobilizados se pautam nas pesquisas de Bakhtin(2003 [1979]), Bakhtin;Volochínov 2009[1929]), Ohuschi (2018), Menegassi (2010) e Rojo (2019, 2015, 2013, 2012). A pesquisa é de base aplicada e envolve a abordagem qualitativa a partir da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2001). Dialoga-se com as orientações da proposta de Lopes- Rossi (2008) quanto ao projeto pedagógico de leitura e escrita de gêneros discursivos. A metodologia envolveu encontros formativos desenvolvidos em 4 (quatro) minicursos, ocorridos virtualmente, nos quais foram trabalhados aspectos teóricometodológicos com vistas à elaboração e desenvolvimento de propostas de atividades com o gênero notícia on-line. Os resultados mostram a necessidade de ampliar as discussões sobre os Multiletramentos, a formação continuada de professores e o maior investimento pedagógico e estrutural das escolas, favorecendo a garantia de acesso a alunos e professores aos aparatos tecnológicos necessários para o trabalho de propostas pedagógicas que articulem as mídias digitais com o ensino do gênero notícia on-line.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoESTUDOS LINGUÍSTICOSpt_BR
dc.description.affiliationSecretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUCpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5750-5868pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MultiletramentosFormacaoProfessores.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons