Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15218
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 21-Feb-2022
metadata.dc.creator: SILVA, Ethiene Cardoso da
metadata.dc.description.affiliation: Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC
metadata.dc.contributor.advisor1: RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
Title: Multiletramentos na formação de Professores da EJA
Citation: SILVA, Ethiene Cardoso da. Multiletramentos na formação de Professores da EJA. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15218. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa discute o trabalho no ensino da Língua Portuguesa com o gênero discursivo notícia on-line na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos, e tem por objetivo a criação de propostas, a partir do referido gênero, como possibilidades de ampliação da proficiência em leitura e escrita dos alunos da EJA. Os sujeitos são professores de Língua que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudos mobilizados se pautam nas pesquisas de Bakhtin(2003 [1979]), Bakhtin;Volochínov 2009[1929]), Ohuschi (2018), Menegassi (2010) e Rojo (2019, 2015, 2013, 2012). A pesquisa é de base aplicada e envolve a abordagem qualitativa a partir da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2001). Dialoga-se com as orientações da proposta de Lopes- Rossi (2008) quanto ao projeto pedagógico de leitura e escrita de gêneros discursivos. A metodologia envolveu encontros formativos desenvolvidos em 4 (quatro) minicursos, ocorridos virtualmente, nos quais foram trabalhados aspectos teóricometodológicos com vistas à elaboração e desenvolvimento de propostas de atividades com o gênero notícia on-line. Os resultados mostram a necessidade de ampliar as discussões sobre os Multiletramentos, a formação continuada de professores e o maior investimento pedagógico e estrutural das escolas, favorecendo a garantia de acesso a alunos e professores aos aparatos tecnológicos necessários para o trabalho de propostas pedagógicas que articulem as mídias digitais com o ensino do gênero notícia on-line.
Abstract: The present research discusses the teaching of the Portuguese language with the discursive genre online news from the perspective of the Pedagogy of Multiliteracies. This study aims to create proposals based on the genre online news as possibilities for expanding the reading and writing proficiency of EJA students. The subjects are language teachers who work in Youth and Adult Education (EJA). The studies are based on research by Bakhtin(2003 [1979]), Bakhtin; Volochínov 2009[1929], Ohuschi (2018), Menegassi (2010), Rojo (2019,2015,2013,2012). The research is applied-based and involves a qualitative approach based on Action Research (Thiollent, 2001). We followed the guidelines proposed by Lopes- Rossi (2008) regarding the pedagogical project of reading and writing of discursive genres. The methodology involved training meetings developed in 4 mini-courses that took place virtually in which theoretical-methodological aspects were worked on, aiming at the elaboration and development of proposals for activities with the genre online news. The results showed that it is necessary to broaden the discussions on Multiliteracies, the continuing education of teachers, and the greater pedagogical and structural investment of schools. These aspects guarantee the access of students and teachers to the technological devices necessary for the work of pedagogical proposals that articulate digital media with the teaching of the online news genre.
Keywords: Multiletramentos
Multiliteracies
Formação docente
Teacher training
Notícia on-line
Online news
EJA
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS LINGUÍSTICOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_MultiletramentosFormacaoProfessores.pdf4,8 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons