Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15512
Tipo: Dissertação
Data do documento: 30-Jun-2022
Autor(es): CAMPOS JÚNIOR, João Thomaz de
Afiliação do(s) Autor(es): SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): NUNES, Francivaldo Alves
Título: O Ensino em História na Educação do Campo durante a pandemia de 2020/2021
Citar como: CAMPOS JÚNIOR, João Thomaz de. O Ensino em História na Educação do Campo durante a pandemia de 2020/2021. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15512. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o ensino, durante o ano de 2020. Partindo da perspectiva sobre a necessidade de compreender os efeitos da pandemia da COVID 19 (Corona Vírus) na Educação do Campo, tendo como objeto de análise o ensino da disciplina de História. O estudo para a pesquisa foi realizado na escola E.E.E.F. M do Campo Professora Benedita Lima Araújo, que está localizada a aproximadamente um quilômetro da PA-151, na comunidade do Murutinga, interior do Município de Abaetetuba na Região do Baixo Tocantins, pertencente a zona rural. Este projeto de pesquisa objetiva analisar, ´´como o ensino da disciplina de história foi redigida dentro deste período e quais foram as estratégias adotadas pelo Estado, Secretaria de Educação, Coordenação Escolar para viabilizar o ensino``, e investigar ´´quais as estratégias o professor usou para alcançar os objetivos propostos``. O estudo aqui apresentado neste trabalho se enquadra na linha de pesquisa dos Saberes históricos no espaço escolar, do curso de pós-graduação PROFHistória (UFPA), uma vez que, o foco é a formação tanto do professor quanto do aluno durante o período do ano de 2020. O produto a ser desenvolvido é um ´´Guia`` que demonstre as possibilidades de Ensino a Distância dentro da Educação do Campo, em que valorize suas especificidades e que seja capaz de criar socialização entre os educandos e membros da comunidade escolar.
Abstract: This research aims to analyze the teaching, during the year 2020. Starting from the perspective of the need to understand the effects of the covid 19 pandemic (Corona virus) in rural education, having as object of analysis the teaching of the discipline of history. The study for the research was carried out at the school E. E. E. F. M of Campo Professor Benedita Lima Araújo, which is located approximately one kilometer from PA-151, in the community of Murutinga, interior of the municipality of Abaetetuba in the lower Tocantins region, belonging to the rural area. This research project aims to analyze, how the teaching of the discipline of history was written within this period and what were the strategies adopted by the State, Department of Education, School Coordination to enable teaching`, and investigate what strategies the teacher used to achieve the proposed objectives`. The study presented here in this work is part of the research line of historical knowledge in the school space, of the Graduate Course PROFHistória (UFPA), since the focus is on the training of both the teacher and the student during the period of the year 2020. The product to be developed is a guide " that demonstrates the possibilities of Distance Learning within field education, in which it values its specificities and that is capable of creating socialization between students and members of the school community.
Palavras-chave: Ensino de História
Educação do Campo
COVID 19
Ensino a Distância
History teaching
Field Education
Distance learning
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoHistoriaEducacao.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons