A indexação de fotografias no arquivo pessoal Edson Diniz sobre o grupo Thenetehara-Guajajara

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-02-26

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

DINIZ, João Vitor Correa. A indexação de fotografias no arquivo pessoal Edson Diniz sobre o grupo Thenetehara-Guajajara. Orientadora: Franciele Marques Redigolo. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15516. Acesso em:.

DOI

Dentre as instituições que se dedicam à organização, preservação e disseminação da informação quatro se destacam pela tradição de seus trabalhos na sociedade antiga e moderna: os arquivos, as bibliotecas, os museus e os centros de documentação. Todavia, para além destes espaços, aponta-se na presente pesquisa a relevância documental de arquivos pessoais como o de Edson Soares Diniz, finado antropólogo do cenário acadêmico brasileiro com relevantes trabalhos realizados entre as décadas de 1970 e 1990. O objetivo geral visa refletir sobre a indexação dos conteúdos presentes nas fotografias que compõem o arquivo pessoal do etnólogo Edson Diniz sobre o grupo Tenetehara-Guajajara. E objetivos específicos: estudar o conceito de documentação e documento na Ciência da Informação e na Museologia; realizar um levantamento teórico sobre organização do conhecimento, bem como sobre a indexação; investigar procedimentos, dificuldades e estratégias no processo de indexação de fotografias no contexto do arquivo pessoal do etnólogo Edson Diniz sobre o grupo Tenetehara-Guajajara com o uso da ficha de análise baseada no Método de Pato. O uso do Método de Pato permitiu a análise de imagens fotográficas; com a participação de três profissionais museólogos, tendo como suporte de um texto de apoio disponibilizado sobre o grupo Tenetehara-Guajajara e Edson Diniz, foi possível aplicar de forma contextual a indexação das imagens fotográficas. Em seguida os três profissionais receberam um questionário retrospectivo, em que pudessem apontar suas considerações sobre a ficha de análise, sobre as fotografias e descreverem sobre suas tomadas de decisão no momento de seus preenchimentos na ficha de análise. Dessa forma, os resultados obtidos tanto pela aplicação do Método de Pato, quanto pelo questionário retrospectivo permitiram verificar: a aplicabilidade da ficha de análise para indexação de imagens; as aproximações teóricas sobre Documento e Documentação entre as áreas de Ciência da Informação e Museologia; e a importância de revisão do material de apoio para aplicação da ficha de análise. Por conseguinte, ao compreender que o estabelecimento de reflexões sobre conteúdos documentais, como os presentes nas fotografias escolhidas inserem-se nos debates do campo da Organização do Conhecimento; assim propõe-se a partir da presente pesquisa a importância da elaboração de um manual que possa promover a reprodutibilidade de fichas baseadas no Método de Pato para serem adaptadas aos mais diversos perfis profissionais.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

DINIZ, João Vitor Correa. A indexação de fotografias no arquivo pessoal Edson Diniz sobre o grupo Thenetehara-Guajajara. Orientadora: Franciele Marques Redigolo. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15516. Acesso em:.