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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15784
metadata.dc.type: | Tese |
Issue Date: | 28-Apr-2022 |
metadata.dc.creator: | MELO, Vanice Siqueira de |
metadata.dc.description.affiliation: | UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan |
Title: | Caminhos fluviais e mobilidade: os rios Guaporé, Mamoré e Madeira e a rota entre o Mato Grosso e o Grão-Pará (séculos XVII e XVIII) |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | MELO, Vanice Siqueira de. Caminhos fluviais e mobilidade: os rios Guaporé, Mamoré e Madeira e a rota entre o Mato Grosso e o Grão-Pará (séculos XVII e XVIII). Orientador: Rafael Ivan Chambouleyron. 2022. 360 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15784. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Em meados do século XVIII, os rios Guaporé, Mamoré e Madeira transformaram-se em um caminho fluvial utilizado para estabelecer a comunicação entre a capitania do Mato Grosso e o estado do Grão-Pará e Maranhão. A historiografia que analisou o assunto apontou, notadamente, a importância da Coroa portuguesa na constituição desse caminho e a relevância das atividades comerciais para a sua consolidação. Embora esses eixos de reflexão sejam importantes, acredita-se que não são suficientes para analisar a composição desse caminho fluvial. Nesse sentido, esta tese argumenta que esse caminho foi constituído também a partir da mobilidade e do interesse dos sujeitos que, em expedições, navegaram por esses rios e como esse deslocamento estava conectado a outras demandas e se constituía, igualmente, a partir da interação com o ambiente. |
Abstract: | In the mid-eighteenth century, the Guaporé, Mamoré and Madeira rivers became a river way used to establish communication between the Captaincy of Mato Grosso and the State of Grão-Pará and Maranhão. The historiography that analyzed the subject pointed out, notably, the importance of the Portuguese crown in the constitution of this way and the relevance of commercial activities for its consolidation. Although these axes of reflection are important, it is believed that they are not enough to analyze the composition of this river way. In this sense, this thesis argues how this way was also constituted from the mobility and interest of the people who, in expeditions, navigated these rivers and how this displacement was connected to other demands and was constituted, equally, from the interaction with the environment. |
Keywords: | Mato Grosso Estado do Grão-Pará e Maranhão Séculos XVII e XVIII Caminho fluvial Mobilidade State of Grão-Pará and Maranhão Seventeenth and eighteenth centuries River way Mobility |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ETNICIDADE E TERRITORIALIDADES: USOS E REPRESENTAÇÕES |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH |
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