Governamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros

Contido em

Revista Polis e Psique

Citar como

LEMOS, Flavia Cristina Silveira et al. Governamentalidade liberal em alguns saberes educacionais e escolares brasileiros. Revista Polis e Psique, online, v. 7, n. 2, p. 28-45, 2017.DOI: https://doi.org/10.22456/2238-152X.50212. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15987. Acesso em:.

DOI

10.22456/2238-152X.50212
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as práticas de governo na educação liberal brasileira e a organização do sistema escolar sob a perspectiva da governamentalidade, em Foucault, durante o século XX. Desse modo, o referencial teórico utilizado para empreender a análise inclui alguns autores/as da área educacional, assim como tenta articulá-los à discussão com alguns conceitos desenvolvidos por Foucault sobre liberalismo, governamentalidade, poder-saber, subjetividade e educação. A educação, nessa perspectiva transforma-se em um aparato de governamentalidade que constrói discursos e visibilidades que subjetivam os sujeitos de diferentes formas. No Brasil, a educação liberal aliada ao desejo de modernizar corpos e outra sociedade, engendrando formas de governo para operar sobre as esferas sociais, culturais, políticas, morais e economicamente nas vidas e corpos.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFRGS

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https://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/50212