Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15992
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 22-jun-2023
Autor(es): MENDES, Robson Corrêa
Primer Orientador: VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes
Título : As sistemáticas em livros didáticos do ensino médio: considerações epistemológicas sobre os conteúdos escolares de biologia
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : MENDES, Robson Corrêa. As sistemáticas em livros didáticos do ensino médio: considerações epistemológicas sobre os conteúdos escolares de biologia Orientador: Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15992. Acesso em:.
Resumen: O sistema de classificação dos seres vivos vem apresentando mudanças em seus critérios ao longo da história. A presente pesquisa é uma análise qualitativa do conteúdo da sistemática dos seres vivos em livros didáticos de biologia. Este trabalho objetiva analisar em que termos os conteúdos de sistemática dos seres vivos estão presentes no material didático de biologia que está sendo difundido nas escolas públicas do Brasil, uma vez que esses livros foram selecionados pelo PNLD 2021 consoante a nova BNCC, que propõe a substituição da fragmentação curricular pela abordagem interdisciplinar por Área do Conhecimento, objetivando o desenvolvimento de competências. Foram selecionados sete livros de quatro editoras aprovados pelo PNLD 2021 válidos de 2022 a 2025. A análise de conteúdo foi embasada em alguns aspectos de Bardin (2016), objetivando reconhecer aspectos da presença desse conteúdo. Para esta análise, foram criadas cinco categorias, as quais serão atribuídas três classificações, consoante o conteúdo apresentado em cada coleção, essas categorias são: Abordagem histórica da evolução; Apresentação da sistemática filogenética e cladística; Presença da Taxonomia; Coerência entre classificação e evolução; Importância de conhecer e preservar a biodiversidade. Entendeu-se que a BNCC apresenta poucas propostas para esses conteúdos e a forma de apresentação desses conteúdos retratam as mesmas falhas de PNLD’s de anos anteriores.
Resumen : The classification system of living beings has shown changes in its criteria throughout history. This research is a qualitative analysis of the content of the systematics of living beings in biology textbooks. This work aims to analyze in what terms the contents of systematics of living beings are present in the didactic material of biology that is being disseminated in public schools in Brazil, since these books were selected by the PNLD 2021 according to the new BNCC, which proposes the replacement from curricular fragmentation by the interdisciplinary approach by Area of Knowledge, aiming at the development of competences. Seven books from four publishers approved by PNLD 2021 valid from 2022 to 2025 were selected. The content analysis was based on some aspects of Bardin (2016), aiming to recognize aspects of the presence of this content. For this analysis, five categories were created, which will be assigned three classifications, depending on the content presented in each collection, these categories are: Historical approach to evolution; Presentation of phylogenetic and cladistic systematics; Presence of Taxonomy; Coherence between classification and evolution; Importance of knowing and preserving biodiversity. It was understood that the BNCC presents few proposals for these contents and the way in which these contents are presented portray the same failures of PNLD's from previous years.
Palabras clave : Ensino de biologia
Livros didáticos
Sistemática dos seres vivos
Biology teaching
Didatic books
Systematics of living beings
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LINGUAGENS E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_SistematicasLivrosDidaticos.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons