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Tipo: Dissertação
Data do documento: 18-Jan-2023
Autor(es): BORRALHO, Jéssica Anire Abdoral
Primeiro(a) Orientador(a): FARIAS, André Luís Assunção de
Primeiro(a) coorientador(a): VASCONCELLOS SOBRINHO, Mário
Título: Grandes projetos urbanos e mobilidade na Amazônia: danos socioambientais do BRT (Bus Rapid Transport) da Augusto Montenegro e a repercussão da política pública de mobilidade urbana, Belém/PA
Citar como: BORRALHO, Jéssica Anire Abdoral. Grandes projetos urbanos e mobilidade na Amazônia: danos socioambientais do BRT (Bus Rapid Transport) da Augusto Montenegro e a repercussão da política pública de mobilidade urbana, Belém/PA. Orientador: André Luís Assunção de Farias. Coorientador: Mário Vasconcellos Sobrinho. 2023. 69 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16020. Acesso em:.
Resumo: O estudo aborda os danos socioambientais da obra do Bus Rapid Transit (BRT) da Augusto Montenegro, Belém-PA, capazes de afetar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da metrópole Belém. A pesquisa visa expõe um novo olhar sobre danos socioambientais, ampliar o debate de impactos de grandes projetos de mobilidade urbana e contribuir com a academia, gestão pública e sociedade. Diante do exposto, o objetivo geral da pesquisa é compreender quais são os danos socioambientais do BRT da Augusto Montenegro e como eles se relacionam com a questão da mobilidade urbana da metrópole de Belém. O estudo envolve uma abordagem da ecologia política sob o olhar de Little, Muniz e Leff, e a partir desse enfoque, o entendimento dos conceitos danos socioambientais de grandes projetos urbanos e a importância da sustentabilidade nesses empreendimentos. Para viabilizar a pesquisa, os procedimentos metodológicos tiveram como base o levantamento bibliográfico, documental, técnica de observação direta para a coleta de dados e aplicação de um modelo de entrevista semiestruturada aplicada para o poder público, representantes de grupos e usuários do BRT. A partir dos resultados obtidos, percebeu-se que a mobilidade urbana RMB é precária e que o BRT não atende a grande massa dos usuários de transporte coletivo. E por fim, concluiu-se que o BRT não foi solução de mobilidade urbana, como se pretendia, para cidade de Belém e seus danos socioambientais afetaram e ainda afetam população e meio ambiente.
Abstract: The study addresses the socio-environmental damages of the Bus Rapid Transit (BRT) work of Augusto Montenegro, Belém-PA, capable of affecting the economic, social and environmental development of the metropolis Belém. The research aims to expose a new look at socio-environmental damage, expand the debate on the impacts of large urban mobility projects and contribute to academia, public management and society. Given the above, the general objective of the research is to understand what are the socio-environmental damages of the Augusto Montenegro BRT and how they relate to the issue of urban mobility in the metropolis of Belém. The study involves an approach to political ecology under the eyes of Little, Muniz and Leff, and from this focus, the understanding of the concepts of socio-environmental damage in large urban projects and the importance of sustainability in these undertakings. To make the research viable, the methodological procedures were based on bibliographical and documental survey, direct observation technique for data collection and application of a semi- structured interview model applied to public authorities, group representatives and BRT users. From the results obtained, it was noticed that urban mobility in the RMB is precarious and that the BRT does not serve the large mass of public transport users. And finally, it was concluded that the BRT was not an urban mobility solution, as intended, for the city of Belém and its socio-environmental damages affected and still affect the population and the environment.
Palavras-chave: Grandes projetos
Mobilidade urbana
Danos socioambientais
BRT-Belém
Área de Concentração: GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Linha de Pesquisa: GESTÃO AMBIENTAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Meio Ambiente
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Mestrado) - PPGEDAM/NUMA

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