Riscos e educação ambiental na bacia hidrográfica do Tucunduba: um estudo sobre o bairro Montese, Belém/PA

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01-01-2020

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Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental

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SILVA JÚNIOR, Antônio Rodrigues da; SILVA, Marilena Loureiro da. Riscos e educação ambiental na bacia hidrográfica do Tucunduba: um estudo sobre o bairro Montese, Belém/PA. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, online, v. 25, n. 3, p. 481-510, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.9788. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16078. Acesso em:.

DOI

10.14295/ambeduc.v25i3.9788
Este artigo é resultado de uma pesquisa maior de Dissertação de Mestrado e procura discutir os riscos a inundação e alagamento no bairro Montese, Belém/PA, a partir de análises hidroclimáticas, geomorfológicas, de ordenamento territorial e vulnerabilidade social, apontadas como fatores que causam e potencializam esses riscos no referido bairro. Apresenta ainda, a Educação Ambiental em sua vertente crítica, entendida a partir de uma discussão dialética histórica e sob a abordagem sistêmica e interdisciplinar, como um enfoque indispensável no atual contexto de políticas públicas integradas para a gestão dos riscos, no sentido de evidenciar suas potencialidades na construção do processo de sensibilização e de uma nova racionalidade ambiental.

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CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Fundação Universidade do Rio Grande

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

FURG

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https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/9788